New here? Register. ×
×

Enel diz para consumidor poupar energia que ela mal entrega em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:29 do dia 16 de janeiro de 2024
Sobre: Tapando o sol
  • Enel terceiriza reparos na rede de distribuição, Niterói
16jan
Reparos emergenciais na rede da Enel são feitos por umas poucas equipes de empresas terceirizadas

A Enel está massificando uma campanha de consumo consciente para tentar convencer os consumidores a economizar energia elétrica nesse período de dias muito quentes. Acreditem: a Enel diz para não se exagerar no uso do ar-condicionado, para desligar o ventilador quando sair do cômodo e não abrir muito a geladeira…

Isto todo mundo está cansado de saber. A concessionária, no entanto, não diz porque teria deixado de fazer a manutenção periódica de sua rede de distribuição, o que hoje causa a falta de luz em praticamente toda Niterói.

A rede está com conexões azinhavradas, com falta de espaçadores e cabos de cobre oxidados a ponto de criar oscilações no fornecimento da energia alternada aos consumidores. Além da falta de luz, isto causa danos aos equipamentos elétricos da clientela.

A Enel deixa o consumidor no escuro, mas não fica sem receber pelo péssimo serviço prestado, já que tem garantida a taxa mínima atualizada pela Resolução 1000/2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Se em 27 dias o consumidor de energia trifásica, por exemplo, utilizar menos de 100 kWh, ele deve pagar pelos quilowatts não consumidos. Na conta de luz a empresa cobra isto como “Custo de Disponibilidade de Energia Elétrica”.

A justificativa para esta cobrança, segundo a Aneel, é permitir as concessionárias de energia aplicarem o resultado em investimentos nas suas redes distribuidoras. A Enel, porém, estaria utilizando esses recursos para o fechamento da folha de pagamento de pessoal. Sem falar na remessa de dividendos que faz para a Itália. A Enel é uma empresa de economia mista controlada pelo Estado italiano, que detém 23,6% de seu capital.

Um respeitado engenheiro que passou a vida toda trabalhando na antiga Cerj, depois transformada na Ampla e hoje Enel, acha muito estranha a campanha de consumo consciente que a Enel vem fazendo. Acrescenta que, com esse calor absurdo, o consumo de energia aumenta muito e a rede de distribuição da Enel pode colapsar, já que  a concessionária, há anos, não faz manutenção nem investimentos.

Diz que basta olhar para cima e ver os cabos esticados de um poste a outro com espaçadores de média tensão quebrados por todos os lados. O espaçador é fundamental para evitar que um fio encoste no outro quando cai um galho de árvore ou com um vento mais forte, e entre em curto.

Outro fator crucial é que a empresa demitiu 36% de seus empregados, principalmente eletricistas experientes e capacitados, terceirizando os serviços das áreas técnicas. Contrataram empresas sem experiência e com equipes reduzidas, aumentando consideravelmente o tempo de atendimento emergencial da falta de energia. A Enel mantinha equipes de plantão para atender qualquer emergência que fugisse da rotina, mas elas também foram cortadas.

Com a mudança da sede de São Domingos, em Niterói, para um luxuoso prédio no Porto Maravilha, no Rio, os chefes das áreas técnicas ficam confortavelmente na frente de computadores, longe dos problemas e das reclamações dos clientes, deixando para as empresas contratadas toda a responsabilidade pelos serviços da empresa.

As dicas da Enel para economizar energia já são velhas conhecidas dos consumidores sempre preocupados com as altíssimas contas no fim do mês. A nós só resta rezar para não faltar luz em nossas casas ou empresas.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

14 thoughts on “Enel diz para consumidor poupar energia que ela mal entrega em Niterói

  1. Vivemos numa granja humana, recebendo anergia, água e alimentos produzidos por terceiros, em dependência total. Hoje é essa, amanhã a mesma com outro nome. Busquem conhecimento. Ou luz (que não da E*el).

  2. Se pedem pra “economizar energia” eu quero ter redução no valor da conta de luz; é simples, uso pouco, pago pouco, uso muito, pago muito. Agora… eu ter que sacrificar o meu conforto para não expor a incompetência da Enel em atender decentemente as cidades onde são concessionários, é no mínimo uma vergonha. Em SP, passamos 5 dias sem energia, mas na conta veio cobrando 30 dias de consumo… e, se você não paga, eles cortam sua energia em 15 dias…

    1. A Enel e as Águas do Rio são as piores concessionárias de serviços públicos dos últimos tempos, eu fico me indagando o porque elas não perdem a concessão. Isso já deveria ser debatido.

    2. Você está certíssimo! Esta empresa conseguiu a façanha de ser a PIOR QUE JÁ EXISTIU! A falta de respeito com o consumidor é revoltante, falta de CONCORRÊNCIA, ficamos refém de uma empresa de quinta categoria, serviço precário, valores absurdos!!

  3. Cadê a alerg nessa hora, precisa abrir uma CPI e caçar a conceção dessa empresa. Desde quando ganhou a conceção no Rio de janeiro a mais de 10 anos, essa empresa que de Ampla já era ruim virou Enel só piorou o serviço colocando Chips que ficam hermeticamente fechadas nos postes a anos sem manutenção, depois que a placa de coleta de consumo queima, eles aplicam a tal da estimativa que é um assalto aos consumidores. A pior coisa que o governo do estado do Rio de janeiro fez foi ter concedido a essa empresa gerir a energia no estado trazendo prejuízos gigantescos a população.

    1. Temos que pressionar os deputados estaduais a tirar a conceção dessa empresa pois o péssimo serviço que ela pratica afasta investidores do estado do Rio de Janeiro.
      Quem vai investir num estado atendido por uma empresa de infra estrutura como a ENEL ?
      São Paulo capital já está providenciando isso.
      Porque eles mudaram a sede para a cidade do Rio? Porque lá são melhor atendidos pela concessionária de luz a LIGHT.
      Essa ENEL faz o povo do estado do Rio de Janeiro de bolos!

  4. Essa empresa é uma sem vergonha, pagamos muito caro pelo serviço mal prestado, aqui em Itaipuaçu Maricá, todos os dias falta luz no início da noite e ficando sem qualquer assistência técnica até o outro dia.
    A população só tem o direito de pagar, somos nada mais que contribuintes e que temos obrigação de manter o luxo e mordomia desses feudais da energia.
    O pior que até os poucos funcionários são coniventes, pois mesmo diante da necessidade populacional, viram a costas e defendem esse conduta. Enquanto a população sofre no calor , eles dormem tranquilamente dentro das viaturas com ar-condicionado.
    Não temos luz, não temos dignidade de receber um serviço descente.

  5. Um absurdo o que está acontecendo. Sou moradora da Região Oceânica, já vieram alguns técnicos que falaram a mesma coisa: tem que trocar o transformador em alguns pontos da rua. Quando conseguimos contato (um milagre!) Falam que nenhum técnico falou em troca de transformador. Já danificou a máquina de lavar. Tenho mãe de 95 anos sofrendo com o calor. Estamos há mais de um mês com problemas de voltagem , não conseguimos contato com a Enel e ninguém resolve nada. Vamos para justiça.

    1. Quem fiscaliza a Enel é tão responsável quanto ela .
      Ela faz que quer e bem entende . Postes de madeira na região dos lagos , conectores oxidados , cabos de alumínio frente a praia .
      Falta de manutenção e pessoal capacitado .
      Para ter uma concessão deveria ter uma pontuação de reclamação e uma avaliação semanal e multar e redistribuir o valor da multa entre os consumidores em forma de desconto na conta de energia .
      Não apenas multar ,e não reinvestir o valor da multa em benefício de que paga caro pelo serviço que não tem.

  6. É no mínimo estranha e fora de época essa campanha da ENEL, pois não há o menor problema na geração de energia elétrica no Brasil, e vejo essa campanha como uma tentativa de tirar foco de sua irresponsabilidade, em não fazer manutenções em suas redes, seja preventivas ou corretivas !!!

    Esses fatos, NÃO se restringem ao nosso município de Niterói, pois em Marica levam até 5 dias para restabelecer a energia em vários bairros !!! No estado de São Paulo, o governo tenta tirar a ENEL Distribuição São Paulo, pelos péssimos serviços prestados a capital e vários municípios, o mesmo deveria ser feito no RJ, cancelando o contrato pelos motivos óbvios e abrindo novo leilão de privatização !!!

    1. O engraçado é que ninguém fala nada e muito menos faz alguma coisa para acabar essa quantidade enorme de ligações clandestina principalmente em comunidade, porque quem paga a conta de luz que acaba pagando pra eles, deveria ser cobrado com uma taxa menor, absurdo é não pagar nada e ligar ar condicionado o dia inteiro

  7. Qualquer empresa de serviços no RJ sofrem com o problemas da utilização indevida de seus serviços pelas milícias, em algumas comunidades já se cobra pela energia em forma de gatos que com certeza tem a participação de outros personagens é claro ! Essa Enel quer é sair do Rio e vai ser difícil outra entrar nessa confusão. Vamos sofrer em breve o apagão definitivo e o governo não faz nada , nem o estadual nem o municipal, estamos entregues a sorte !

Comments are closed.