Ainda falta luz em vários bairros de Norte a Sul de Niterói, provocada pelo vendaval da noite de domingo (28/04) e pela injustificada falta de capacidade técnica da concessionária Enel (ex-Ampla) de fazer com rapidez os reparos necessários na rede de distribuição. O problema afeta também a Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua da Conceição, Centro, que está com os computadores parados, prejudicando o trabalho de fiscalização e arrecadação do órgão.
Com grande parte de sua área técnica terceirizada a empresas prestadoras de serviços elétricos, a Enel acumula queixas que já se transformaram em 31,2 mil processos nos últimos doze meses no Tribunal de Justiça (22.232 ações nos Juizados Especiais e 8.976 em Varas Cíveis). A concessionária está em segundo lugar no ranking das empresas mais demandadas no judiciário. Em primeiro lugar está a Light.
O vendaval de domingo causou quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica em prédios e até quarteirões inteiros, como o formado pelas ruas Presidente Pedreira, Nilo Peçanha e Praia das Flechas, no Ingá, que somente teve a luz de volta dez horas depois.
Moradores do Largo da Batalha, São Francisco e Charitas ficaram sem energia elétrica e sem resposta da Enel a seus pedidos de reparo. No Centro, além do Palácio Arariboia, sede da Secretaria municipal de Fazenda, também ficaram sem energia elétrica o quartel do 12° Batalhão da PM e prédios da Polícia Civil. A Divisão de Homicídios, na Rua Desidério de Oliveira, teve que transferir o registro de ocorrências para delegacias distritais de São Gonçalo.
Em nota distribuída à imprensa, a concessionária culpa os “ventos de até 105 km/h e descargas atmosféricas”, que atingiram Niterói, São Gonçalo, Região dos Lagos, Magé, Angra dos Reis e Macaé, danificando as redes de distribuição de energia. Apesar de ninguém se conformar com a demora da companhia de luz em realizar os reparos, a nota acrescenta que a Enel “triplicou o número de equipes trabalhando para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado”.
A Rua almirante tefé ao lado do PLAZA SHOPPING ficou sem luz mais de 24 horas, ou seja, se aqui no Centro pertinho da ENEL ficou esse tempo todo imagine em outros bairros. Ademais quando o caminhão chega pra realizar a ligação da energia alegam que demoram porque não tem equipe suficiente para atender a população que vem sofrendo com a falta de luz nos últimos meses, se faltar Luz durante a tarde por qualquer motivo a ENEL só vem religar no outro dia depois de muitas reclamações, e o pior de tudo a CONTA CADA VEZ AUMENTA MAIS, agora se a pipulaçao de NITEROI observar o MORRO DO ESTADO está sempre com LUZ lá nao tem faltado e porque será?…..Então o povo de Niteroi que paga suas contas taxas e impostos estao completamente abandonados, também uma PREFEITURA como essa que temos em NITEROI não seria pra menos!
Prezado jornalista Gilson Monteiro , lamentavelmente não foi só a Enel que nos deixou na mão . A NEXTEL ficou fora do ar quase 24 horas em razão das fortes chuvas em uma antena situada em Niterói . Desde de ontem 28 / 04 , hoje liguei e finalmente consegui falar com uma funcionária que informou que equipes já tinham hoje de manhã se deslocado para o local. Ao explicar que a Nextel é uma ferramenta nas empresas e questionei porque não tem equipes de plantão noturna , sim ……simplesmente bateu o telefone .
Os juizados especiais foram criados , com a intenção de maior rapidez nas pequenas demandas judiciais , mais essas empresas e os bancos com o desrespeito costumeiros ao consumidor , transformaram com os milhares e milhares de processos que sofrem , um bom projeto , num similar das varas de justiças
Se São Pedro não tomar feito vamos reclamar com ele. Ge
Só para dar uma idéia! Se tivessem podado a árvore da rua professor Roched seba no Maravista! Não teríamos ligando ou sem luz a mais de 27 horas! Até porque o próprio vizinho que tem a árvore em sua calçada mandou podar e foi multado e proibido de mexer e uma folha se quer! Então em menos de 45 dias ficamos horas sem luz! Porquê a cada chuva ou vento! Quebra um galho que está seco! Então virou brincadeira! Não queremos ligar para lugar nenhum! Mais fassam o trabalho com um pouco de inteligência!
Rua Belisário Augusto 17 edifício March Chagall 24 hs sem energia e não tem previsão
O governo tem que tomar providências quanto a essa empresa, pois nós ficamos à mercê de uma companhia que nada faz para coibir tanta falta de energia. A qualquer vento ou chuva, queda de luz. É vergonhoso tudo isso, pois pagamos uma exorbitância para não termos o retorno do dinheiro investido, muito pelo contrário, parece que estamos vivendo em outro século. Já é hora do governo federal fazer algo.
Um absurdo uma empresa do porte da Enel que cobra a peso de ouro a energia que consumimos não ter estrutura para atender a demanda de reparos em função de uma ventania que nem durou tanto tempo assim .MP cadê você para fiscalizar e multar a Enel !! Quero ver quando surgir mais centenas de processos por conta dos prejuízos causados pela demora no reparo e normalização do serviço fornecidos , se as turmas recursais e as câmaras cíveis vão olhar o lado do consumidor prejudicado e parte menos assistida ou da toda poderosa que provavelmente vai alegar um fortuito ou força maior.
Gilson Monteiro, como você é um jornalista conceituado e que possui diversos contatos, você não conseguiria uma matéria ou reunião com a diretoria da empresa, onde representantes dos consumidores pudessem participar? Creio que este caso é de interesse da população de Niterói e a empresa deve ser mais transparente. Esclarecer os fatos e informar sobre as medidas de prevenção e contingência que estão sendo tomadas. Do jeito que está a situação da empresa deveria
ser escalada para o MP. Obrigado.