New here? Register. ×
×

Em cartaz, o primeiro cartazista ambulante do mundo nas ruas de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:11 do dia 21 de dezembro de 2021
Sobre: Bom de letra
  • cartazista
21dez

cartazistaMarcelo Puíba, compositor popular, um dia teve uma ideia luminosa. Não para escrever um novo samba, mas sim para conseguir ganhar algum com outro talento: o de desenhar cartazes anunciando preços e ofertas de produtos vendidos em mercadinhos de Niterói. E assim acabou virando “o primeiro cartazista de rua do mundo”, como se autodefine.

Morador de Pendotiba, Marcelo Leandro de Souza, 49 anos, o Puíba das rodas de samba, estava desempregado. Como sabia desenhar bem as letras e com boa noção de espaço e forma, logo desenvolveu seu talento para a produção de cartazes.

Ele adaptou um carrinho de compras, daqueles de supermercado, para lhe servir como ateliê. Nele transporta a caixa de tintas, pincéis e canetas e mais algumas folhas de papelão amarelo. Trabalha de segunda a sexta-feira. Começa na Rua São João e vai até a XV de Novembro, passando pela Estação das Barcas, atendendo a clientela.

Puíba faz cartaz de todo o tamanho. Quem manda é o freguês. Já fez um com três metros de altura por quatro de largura. Mas os que mais saem são os pequenos que produz para os camelôs do Centro de Niterói, cobrando R$ 5,00, cada.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|