Segundo reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta sexta-feira, oito lotes importados da Índia pela Fiocruz ou adquiridos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estariam fora do prazo em abril e junho, quando foram aplicadas.
No dia 22 de junho, em outro caso acontecido em Niterói, as câmaras frigoríficas que guardam vacinas contra a Covid e outros imunizantes, para distribuição pela Secretaria Estadual de Saúde aos municípios do Estado do Rio de Janeiro, ficaram sem energia durante cerca de seis horas. Os medicamentos estavam estocados na Coordenadoria Geral de Abastecimento (CGA), que fica no Barreto.
A denúncia da Folha de São Paulo é baseada em um cruzamento de dados feito em duas bases de informações diferentes do Ministério da Saúde. As 18h30m, a Secretaria estadual de Saúde postou em sua página no Facebook uma nota dizendo que “todos os lotes da vacina Oxford/Astrazeneca enviados aos 92 municípios do estado estavam dentro do prazo de validade”. O Ministério da Saúde informou, em nota, que nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e Distrito Federal vencida. “A pasta acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas covid-19 recebidas e distribuídas pela pasta.” Acrescentou, ainda, que “cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do ministério”.
Os lotes vencidos são os seguintes:
|
AstraZeneca é a vacina mais usada do Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.
O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico acima) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.
Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
(Matéria atualizada às 19h)
Em nota, a Secretaria estadual de Saúde diz que, “dos lotes mencionados na reportagem da Folha de SP, o estado do Rio de Janeiro recebeu apenas dois. O lote 41202Z005, com validade para 14.04.21, foi recebido pelo estado do Rio de Janeiro no dia 23.01.21 e distribuído aos municípios nos dias 23.01, 01.02, 02.02 e 24.02.21. Já o lote CTMAV506, com validade para 31.05.21, foi recebido pelo Estado em 26.03.21 e distribuído aos municípios no mesmo dia.”
Acrescenta a secretaria estadual que “os imunizantes contra Covid-19 são adquiridos e enviados pelo Ministério da Saúde aos estados. A SES é responsável pela distribuição das doses do imunizante aos 92 municípios do estado, assim como orientar as secretarias municipais de Saúde”. A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) “reforça que não houve distribuição aos municípios de doses de Oxford/Astrazeneca vencidas. A SVAPS está apurando junto às secretarias municipais de Saúde se houve algum erro de registro das doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)”.
(Matéria atualizada às 20h15m)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói enviou a seguinte nota:
“O lote 4120Z005 da vacina AstraZeneca com validade para 14/04/21 foi totalmente distribuído e usado no mês de fevereiro, dentro do prazo de validade. A SMS esclarece, ainda, que nos casos identificados como possível aplicação de vacina vencida, houve, na verdade, erro de digitação do lote no sistema. Foram 6 pessoas que receberam vacinas dos lotes: 213VCD017W, no dia 22/04/21; 213VCD005ZVA, em 26/04/21; 214VCD043W, nos dias 29/04/21 e 04/05/21; e 214VCD096Z, em 20/05. Ambos os lotes estavam na validade quando aplicados. Os usuários identificados serão comunicados pela equipe de Vigilância em Saúde do município.”
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…