Publicidade
Notícias

Dos espetos gaúchos às cervejas premiadas: a história de Osmar Buzin em Niterói

Publicidade
Osmar Buzin na festa surpresa pelos seus 70 anos preparada pelas filhas Bárbara e Bianca

Quem percorreu uma longa estrada de sacrifício, luta e também de grandes conquistas, completando 70 anos de idade no fim de semana, foi o empresário Osmar Buzin. Desde jovem, deixou a lavoura de Sarandi, no Rio Grande do Sul, pegando carona em um caminhão do programa “Carga Pesada”, até chegar, em 1978, a Niterói, onde começou como garçom no Rincão, em São Francisco. Hoje, sobe diversas vezes ao pódio para receber prêmios mundiais pelos rótulos da Cervejaria Noi.

Por trás do parabéns surpresa das filhas Bárbara e Bianca está a trajetória inspiradora e visionária de Osmar, que conheci há 47 anos, ainda com seus cabelos compridos. Na época, exercia sua atividade profissional segurando, como bom gaúcho, um espeto repleto de carne ou linguiça, percorrendo as mesas do enorme salão da churrascaria rodízio com uma agilidade que chamava a atenção.

Osmar foi promovido a gerente e, em parceria com o primo Ademor Signo, abriu o Rincão Itaipu. Iniciou então a formação de uma equipe composta por conterrâneos — muitos deles amigos, parentes e vizinhos — que hoje somam centenas de colaboradores espalhados por Niterói, outras cidades brasileiras e até no exterior, como Pequim e Nova York.

Com essa tropa de gaúchos, seja como empregados ou sócios, Osmar seguiu abrindo o Buzin de Icaraí, Itaipu e Búzios, o Rodogril de São Gonçalo, além do Noi de São Francisco, da Miguel de Frias, da Paulo Gustavo, do Plaza Shopping e o J Quiosque de Itacoatiara.

Há alguns anos, com sua vasta experiência no ramo da gastronomia, Osmar decidiu liderar um pequeno grupo e abrir a Cervejaria Noi em Itaipu. Hoje, com as filhas Bárbara e Bianca como seus braços direito e esquerdo, produz mais de 20 estilos de cerveja. A Noi é a mais premiada do Estado do Rio de Janeiro, tornando-se referência nacional na produção artesanal da bebida.

Com sua mente criadora, Osmar também resolveu abrir uma destilaria e convidou Guilherme Zanin, o craque alquimista que, após mergulhar no mundo dos gins, lançou no mercado o ÍON, com excelente aceitação.

O carismático gaúcho Osmar Buzin é apontado como um dos nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento da cena gastronômica e cervejeira de Niterói, cidade que o acolheu e onde construiu sua bela história de vida

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

4 horas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

1 dia ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

6 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

6 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade