Publicidade
Notícias

Doces e tortas alemãs há 69 anos dando água na boca em Niterói

Publicidade

Quem ainda não provou os deliciosos salgadinhos e as imbatíveis tortinhas da Alemã, que há 69 anos são oferecidos em prateleiras de vidro, numa pequena loja na entrada do prédio da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói?

São receitas trazidas de Baden Baden por Maria Roessler, que desembarcou em Niterói em 1950, vindo da Alemanha com a mala cheia de receitas. Ela começou a fazer seus quitutes em casa e a oferece-los aos vizinhos para provar.

O sucesso foi tão grande que um ano depois, em 1951, Maria Roesller abriu a Alemã Café e Confeitaria. Daí passou as dicas culinárias para a filha Lúcia que as transmitiu para o filho George. Este hoje, continua firme mantendo a tradição e o mesmo sabor de quase sete décadas.

Quem come o risole de camarão com catupiry não resiste a um só. A Alemã oferece uma variedade de opções para um lanche rápido. Tem empadinhas, pastéis folheados, coxinha de galinha com ou sem catupiry, esfihas, bolinhos de aipim com calabresa, além de pastéis de forno integrais de ricota com chester, frango com ameixa e berinjela com passas.

O freguês encontra uma variedade de doces e tortinhas. São tortas alemãs de frutas, creme, chocolate, baunilha ou morango e as húngaras, de ricota com passas, banana e rocambole.

Muita gente que foge do açúcar corre para a linha diet e diz que não sente muita diferença no sabor.

A receita que passou da vovó para a filha e, agora, para o neto George mantem a qualidade da casa que faz parte história niteroiense.

O New York Times publicou recentemente uma reportagem sobre a cidade natal da família Roessler, que escolheu Niterói para viver.

O jornal destaca que a cidade no passado era ponto de encontro de milionários e cabeças coroadas. Se situa aos pés da floresta negra, perto de Stuttgart. É conhecida hoje como importante balneário e desfruta de excelente reputação, com pequenas tabernas, oferecendo o melhor da culinária internacional, repouso medicinal e destino cultural.

A Alemã, fica na Avenida Amaral Peixoto 286, loja 1, Centro, Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

2 dias ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

5 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

5 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

6 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade