Publicidade
Categories: Notícias

Discurso tem. Só falta verba para cuidar de microcefalia

Publicidade

Apesar de a ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, haver dito na terça-feira (23-02), em Brasília, que o governo federal conta com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e as Associações Pestalozzi no atendimento a crianças com microcefalia, em Niterói o prefeito petista Rodrigo Neves deixa essas instituições sem receber há quatro meses o repasse da verba do Sistema Único de Saúde (SUS). A Apae e a Pestalozzi de Niterói vem cobrando, sem sucesso, o pagamento atrasado pelos mais de 30 mil atendimentos prestados a cerca de três mil portadores de deficiência (a maioria crianças). Mas não conseguem resposta da Secretária de Saúde, Solange de Oliveira, nem alguma satisfação sobre um cronograma para os repasses da verba do SUS.

O papel relevante das instituições privadas no diagnóstico da estimulação precoce, fundamental para o acompanhamento de crianças com microcefalia foi lembrado também pela secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro.

– Frequentemente identificamos a existência de unidades de saúde que possuem o atendimento de estimulação precoce, que são os centros de reabilitação. Mas muitas vezes as entidades estão mais perto das famílias do que as unidades públicas. Precisamos encontrar os melhores caminhos para tornar a estimulação precoce acessível a essas famílias e o apoio das Apaes e Pestalozzis será fundamental – disse ela. Agora, só falta os petistas niteroienses repassarem a verba para as entidades.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Viradouro vence o carnaval com enredo sobre Mestre Ciça e nota máxima na bateria

Mestre Ciça e sua bateria nota dez garantem o título do carnaval carioca para a…

2 dias ago

Outdoor contra dengue cercado de detritos expõe contradição em Maricá

O lixo sobra em volta dos containers, contradizendo a mensagem do outdoor pedindo mais cuidado…

2 dias ago

Memórias da Rua da Conceição e da folia que não volta mais

Entre confetes e serpentinas, o desfile de foliões em carro aberto no Centro de Niterói…

4 dias ago

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

1 semana ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

1 semana ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

2 semanas ago
Publicidade