Durante o feriadão do G20 (segunda e terça, 18 e 19) emendado com a Proclamação da República (sexta, 15) e o Dia da Consciência Negra (quarta, 20) muitos cariocas estão planejando atravessar a Baía de Guanabara para curtir os encantos de Niterói. Com a previsão de grande movimento nos restaurantes do Rio e várias ruas interditadas, essa é uma excelente oportunidade para se explorar a gastronomia e as atrações da terra de Arariboia.
Ao chegar, seja de barca ou pela ponte, já nesta sexta-feira, o visitante encontrará além do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o restaurante Bistrô, uma variedade de opções gastronômicas. No Centro, uma parada obrigatória é o Caneco Gelado do Mario, na Marquês de Caxias. É famoso por seus peixes e frutos do mar, incluindo bolinhos de bacalhau e pastéis de siri e camarão.
Perto dali o Mercado de Peixe São Pedro oferece a oportunidade de saborear frutos do mar frescos. O freguês compra o peixe numa das bancas e leva para ser preparado num dos restaurantes do andar de cima.
A Gruta de Santo Antônio, na Rua Silva Jardim, é outra excelente opção. Especializada em comida portuguesa, serve pratos elaborados pelos chefs Alexandre Henriques e Dona Henriqueta, destacando-se o bacalhau, acompanhado por uma excelente carta de vinhos.
No Ingá, além dos museus históricos como o do antigo Palácio Nilo Peçanha e o Janete Costa, está o restaurante Jambeiro, que oferece um ambiente acolhedor e cardápio variado.
Em Icaraí, na Miguel de Frias, o Noi é uma ótima opção tanto para um almoço a quilo quanto para um jantar à la carte, com uma excelente variedade de cervejas artesanais. Na Rua Paulo Gustavo, a tradicional Confeitaria Beira Mar é perfeita para qualquer hora do dia, desde o café da manhã até o jantar, oferecendo uma variedade de pães e doces irresistíveis.
Para os amantes de carne, o Tenore, na Avenida Alberto Torres, é uma excelente escolha, enquanto o La Mole, próximo à igreja de São Judas Tadeu, é ideal para quem prefere massas. Se você gosta de franguinho bem feito, não pode deixar de visitar o Galeto, na Paulo Gustavo. Quem estiver com vontade de tomar um chope gelado e beliscar uns tira-gostos, no início da praia vai encontrar o Chalé.
Quem procura a autêntica comida italiana vai achar no Da Carmine, com os competentes chefs Bruno e Carmine servindo uma variedade de massas e pizzas na rua Mariz e Barros. Nessa mesma rua tem também o Biasibetti, com cortes especiais de carnes nobres.
Uma boa lembrança é o aconchegante e pequeno Torninha, com pratos elaborados com esmero e saborosos, além de sobremesas exclusivas. Fica na Rua Nóbrega, um point gastronômico animado e variado, onde também estão o japonês Gurumê e o restaurante de massas Mamma Jamma.
Se os cariocas vierem durante o dia, no sábado ou no domingo, poderão visitar uma área verde bastante despojada, o Campo de São Bento, ótimo para levar as crianças e fazer umas comprinhas na feirinha variada, que inclui barracas de doces e salgados, onde se destacam as baianas Claudia e Cida, cada uma com seus quitutes, acarajés e cocadas.
Em São Francisco, se destacam a Churrascaria Mocelin; o restaurante Siri, de frutos do mar; o Noi e o Paludo, que servem comida de qualidade; e o japonês Sunsaki. A área é conhecida por sua calçada movimentada e cheia de vida à noite. Em seguida vem Charitas com a Verdana, movimentada churrascaria para quem está a fim de comer carne à vontade.
Na bucólica Jurujuba, o visitante encontra ainda os restaurantes Berbigão e Bicho Papão, especializados em pratos de frutos do mar. A vista da baía é emoldurada pelo colorido das embarcações de pescadores.
Para os que desejam explorar a Região Oceânica, a Cervejaria Noi em Itaipu oferece uma experiência única com seus chopes artesanais. Nas proximidades, o Buzin e o 7 Grill são ótimas opções para quem procura comida a quilo e rodízio de pizzas.
Na praia de Itaipu, o Panela Furada é conhecido por suas delícias locais. Em Itacoatiara, a praia dos surfistas, o Pitanga oferece uma bela vista e um cardápio gourmet com receitas do Le Cordon Bleu, de Londres, atendendo apenas com reserva.
No Trevo de Piratininga, o Gendai se destaca como uma referência em comida japonesa, enquanto em Camboinhas, quiosques como o Maza e o Macaw oferecem boa comida e conforto, à beira-mar. No Cafubá está o restaurante Seu Antônio, onde a família mantém a tradição fazendo uma comida caseira deliciosa e tendo o bacalhau uma grande saída.
As opções são tantas, que a Coluna deve ter esquecido algumas. Quem lembrar de outras, por gentileza acrescente nos comentários. Sejam bem-vindos os visitantes. A Cidade Sorriso os espera com alegria.
Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…
Axel Grael cobra de Daniel Silveira, desde 2021, indenização por danos morais A disputa entre…
A igrejinha de São Francisco é uma das construções religiosas mais antigas de Niterói /…
O CHN está instalado com suas unidades especializadas em área central de Niterói / Divulgação…
Mestre Branco abraçado com o italiano Fábio Soldi, que veio a Niterói receber a Corda…
Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de…