New here? Register. ×
×

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:35 do dia 14 de novembro de 2024
Sobre: Lazer e gastronomia
  • MAC, Niterói / foto: Gilberto Fontes
14nov
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante de Niterói

Durante o feriadão do G20 (segunda e terça, 18 e 19) emendado com a Proclamação da República (sexta, 15) e o Dia da Consciência Negra (quarta, 20) muitos cariocas estão planejando atravessar a Baía de Guanabara para curtir os encantos de Niterói. Com a previsão de grande movimento nos restaurantes do Rio e várias ruas interditadas, essa é uma excelente oportunidade para se explorar a gastronomia e as atrações da terra de Arariboia.

Ao chegar, seja de barca ou pela ponte, já nesta sexta-feira, o visitante encontrará além do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o restaurante Bistrô, uma variedade de opções gastronômicas. No Centro, uma parada obrigatória é o Caneco Gelado do Mario, na Marquês de Caxias. É famoso por seus peixes e frutos do mar, incluindo bolinhos de bacalhau e pastéis de siri e camarão.

Perto dali o Mercado de Peixe São Pedro oferece a oportunidade de saborear frutos do mar frescos. O freguês compra o peixe numa das bancas e leva para ser preparado num dos restaurantes do andar de cima.

A Gruta de Santo Antônio, na Rua Silva Jardim, é outra excelente opção. Especializada em comida portuguesa, serve pratos elaborados pelos chefs Alexandre Henriques e Dona Henriqueta, destacando-se o bacalhau, acompanhado por uma excelente carta de vinhos.

No Ingá, além dos museus históricos como o do antigo Palácio Nilo Peçanha e o Janete Costa, está o restaurante Jambeiro, que oferece um ambiente acolhedor e cardápio variado.

Bairros e sabores

Em Icaraí, na Miguel de Frias, o Noi é uma ótima opção tanto para um almoço a quilo quanto para um jantar à la carte, com uma excelente variedade de cervejas artesanais. Na Rua Paulo Gustavo, a tradicional Confeitaria Beira Mar é perfeita para qualquer hora do dia, desde o café da manhã até o jantar, oferecendo uma variedade de pães e doces irresistíveis.

Para os amantes de carne, o Tenore, na Avenida Alberto Torres, é uma excelente escolha, enquanto o La Mole, próximo à igreja de São Judas Tadeu, é ideal para quem prefere massas. Se você gosta de franguinho bem feito, não pode deixar de visitar o Galeto, na Paulo Gustavo. Quem estiver com vontade de tomar um chope gelado e beliscar uns tira-gostos, no início da praia vai encontrar o Chalé.

Quem procura a autêntica comida italiana vai achar no Da Carmine, com os competentes chefs Bruno e Carmine servindo uma variedade de massas e pizzas na rua Mariz e Barros. Nessa mesma rua tem também o Biasibetti, com cortes especiais de carnes nobres.

Uma boa lembrança é o aconchegante e pequeno Torninha, com pratos elaborados com esmero e saborosos, além de sobremesas exclusivas. Fica na Rua Nóbrega, um point gastronômico animado e variado, onde também estão o japonês Gurumê e o restaurante de massas Mamma Jamma.

Se os cariocas vierem durante o dia, no sábado ou no domingo, poderão visitar uma área verde bastante despojada, o Campo de São Bento, ótimo para levar as crianças e fazer umas comprinhas na feirinha variada, que inclui barracas de doces e salgados, onde se destacam as baianas Claudia e Cida, cada uma com seus quitutes, acarajés e cocadas.

Em São Francisco, se destacam a Churrascaria Mocelin; o restaurante Siri, de frutos do mar; o Noi e o Paludo, que servem comida de qualidade; e o japonês Sunsaki. A área é conhecida por sua calçada movimentada e cheia de vida à noite. Em seguida vem Charitas com a Verdana, movimentada churrascaria para quem está a fim de comer carne à vontade.

Na bucólica Jurujuba, o visitante encontra ainda os restaurantes Berbigão e Bicho Papão, especializados em pratos de frutos do mar. A vista da baía é emoldurada pelo colorido das embarcações de pescadores.

Para os que desejam explorar a Região Oceânica, a Cervejaria Noi em Itaipu oferece uma experiência única com seus chopes artesanais. Nas proximidades, o Buzin e o 7 Grill são ótimas opções para quem procura comida a quilo e rodízio de pizzas.

Na praia de Itaipu, o Panela Furada é conhecido por suas delícias locais. Em Itacoatiara, a praia dos surfistas, o Pitanga oferece uma bela vista e um cardápio gourmet com receitas do Le Cordon Bleu, de Londres, atendendo apenas com reserva.

No Trevo de Piratininga, o Gendai se destaca como uma referência em comida japonesa, enquanto em Camboinhas, quiosques como o Maza e o Macaw oferecem boa comida e conforto, à beira-mar. No Cafubá está o restaurante Seu Antônio, onde a família mantém a tradição fazendo uma comida caseira deliciosa e tendo o bacalhau uma grande saída.

As opções são tantas, que a Coluna deve ter esquecido algumas. Quem lembrar de outras, por gentileza acrescente nos comentários. Sejam bem-vindos os visitantes. A Cidade Sorriso os espera com alegria.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

  1. Para quem aprecia história e belezas naturais em Niterói, faltou mencionar o COMPLEXO DOS FORTES, onde temos o Forte Gragoatá, Forte Rio Branco, Forte São Luiz, Forte do Pico, Fortaleza de Santa Cruz, Forte do Imbuhy…

  2. Oiii
    Esqueceram de incluir o restaurante seu Antônio no Cafubá. Ambiente agradável e com uma comida variada e saborosa. Vale a pena conhecer.

Comments are closed.