New here? Register. ×
×

Dia do Médico: Ilza Fellows e Luiz Felippe Judice, dois grandes homenageados

Escrito por Gilson Monteiro às 11:56 do dia 18 de outubro de 2021
Sobre: Craques da Medicina
  • Luiz Felippe Judice e Ilza Boeiro Fellows
18out

Luiz Felippe Judice e Ilza Boeiro FellowsO Dia do Médico vai ser festejado em grande estilo pela Associação Médica Fluminense (AMF) e pela Academia Nacional de Medicina (ANM). Vai homenagear doutores pelos seus relevantes serviços, que honram e dignificam a carreira de Hipócrates. A comemoração da AMF vai ser às 18h desta segunda-feira (18/10), através de encontro virtual que poderá ser acompanhado pelo Zoom (clique no link)

Por unanimidade, a AMF concedeu o título de Personalidade Médica do Ano a Ilza Boeiro Felows, pediatra que exercendo função executiva deu show de competência e realizações pelos mais de 13 anos que esteve à frente do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), elevando-o ao topo dos melhores da Região Metropolitana.

Na sua brilhante gestão conseguiu com o fundador do grupo, Edson Bueno – e depois com a família do médico –, investimento milionário em obras de infraestrutura, implementação de novo sistema de gestão hospitalar e aquisição de equipamentos ultramodernos. Inaugurou sete unidades com o aumento significativo do número de leitos e previsão de expansão nos próximos anos.

Ilza também prestigiou a área de recursos humanos, contratando os melhores profissionais de saúde. Médicos e enfermeiros receberam cursos e treinamentos para praticarem assistência diferenciada aos pacientes.

Ilza Felows deixou sua marca indelével no atendimento humanizado que implantou no Complexo Hospitalar de Niterói. Isto se nota pelo carinho dispensado aos pacientes desde a recepção até em um leito do CTI.

AMF outorga medalhas a outros bambas

As homenagens continuam neste Dia do Médico na AMF com a outorga ao craque da clínica médica Jose Luiz Rosati, que vai receber a medalha Jose Hermínio Guasti; e a competente patologista clínica Christina Bittar, recebendo a medalha Ermelinda Lopes Vasconcelos.

Haverá uma homenagem póstuma a Paulo Afonso de Menezes, falecido semana passada vítima da Covid. Diretor da AMF, era oficial da Marinha e diretor Médico da Maratona do Rio.

Niterói é a única cidade que tem uma capela de São Lucas, protetor dos médicos que ficará aberta o dia todo para quem quiser orar pelos doutores. A Associação Médica Fluminense foi fundada em 14 de agosto de 1929. Em 1970 conseguiu a doação da enorme área que ocupa na Avenida Roberto Silveira. A construção da Casa do Médico e da capela de São Lucas aconteceu graças à abnegação e o esforço do então presidente da AMF Waldenir Bragança e de sua diretoria.

Academia Nacional homenageia niteroiense

Já a Academia Nacional de Medicina, no Rio, vai conceder o título de Honorário a grandes mestres das mais diversas especialidades, no dia 21/10, quinta-feira, às 17h. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo Zoom. Clique aqui para acompanhar as homenagens.

O mestre Luiz Felippe Judice, considerado pelos colegas o papa da cirurgia torácica, será um dos grandes homenageados. Acadêmico e depois médico atuou no combate à tuberculose no Sanatório de Curicica, em Jacarepaguá. Lá iniciou sua vitoriosa carreira de cirurgião torácico com mestrado e doutorado e se tornou catedrático da Faculdade de Medicina da UFF, formando gerações de colegas especialistas espalhados pelo Brasil e o exterior.

Continua sendo consultado pelos colegas nos casos mais complexos em seu consultório no edifício Loffices, na Rua Dr. Celestino, no Centro de Niterói.

Outro que receberá o título de Honorário da ANM pela sua competência será o professor titular de cardiologia da UFF Luiz Augusto Freitas Pinheiro. Uma vida dedicada ao atendimento na saúde pública, no seu consultório e em hospitais, autor de três livros. É imortal da Academia Fluminense de Letras.

Toda a gratidão a esse anjo da guarda salvador de vidas, mesmo arriscando a sua própria na pandemia. Ia a qualquer hora do dia e da noite a casas e hospitais para socorrer doentes. Obrigado, doutores.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|