Publicidade
Notícias

Dia da Criança nasceu há 98 anos em Niterói, ideia do pediatra Almir Madeira

Publicidade

O Dia da Criança, uma das datas mais festejadas e que movimenta o comércio no Brasil, nasceu em Niterói, há 98 anos. Em 1923, o pediatra Almir Madeira deu a ideia ao colega Galdino do Valle Filho, que tinha sido eleito deputado federal. Sugeriu também que fosse em 12 de outubro, por ser o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas e as batizou como “continentes crianças”. Em 5 de novembro de 1924 o presidente Arthur Bernardes sancionou o decreto 4.867, do Congresso Nacional. Mas a data só pegou mesmo em 1960, quando marcou o início de uma campanha publicitária da Johnson&Johnson e da fábrica de brinquedos Estrela.

A sugestão de Madeira a Galdino era criar a data para chamar atenção para os temas do 3° Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, do qual ambos participavam. O evento discutia a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. Defensor da saúde e dos direitos das crianças, Madeira mantinha desde 1913 o Instituto de Proteção e Assistência a Infância de Niterói (IPAIN), que funcionou por mais de 50 anos na Rua Visconde de Moraes, esquina com Andrade Neves, em São Domingos. Ali hoje está a Policlínica Almir Madeira, da Prefeitura de Niterói.

Galdino do Valle Filho foi vereador e prefeito de Nova Friburgo, deputado estadual e federal. Morou em Niterói. Era um médico tão querido que era eleito sem precisar sair às ruas para fazer campanha. Seus descendentes moram em Niterói e Friburgo, onde sua casa está tombada pelo patrimônio municipal.

A partir somente de 1960 foi que o Dia da Criança ficou conhecido. A Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, para reforçar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi seguida por varejistas que, nos anos seguintes, rebatizaram a data como “Semana da Criança”. Desde então,  se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.

O dia 12, porém, não é uma data universal. O Dia da Criança é comemorado em mais de cem países em momentos variados. Em 1925, o Dia Internacional da Criança foi proclamado em Genebra durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança. A partir desse ano, a data dedicada aos pequenos passou a ser celebrada em 1° de junho, em vários países.

Para a ONU, 20 de novembro é o Dia Mundial da Criança, data da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança e da Convenção Sobre os Direitos da Criança. Elas foram firmadas em 1959 e em 1989, respectivamente.

Veja, abaixo, em que dia e mês outros países comemoram a data:

·        Alemanha – 20 de setembro

·        Argentina – 2º domingo de agosto

·        Austrália – 4ª quarta-feira de outubro

·        Canadá – 20 de novembro

·        China – 1° de junho

·        Estados Unidos – 1º domingo de junho (podendo variar de estado para estado)

·        França – 20 de novembro

·        México – 30 de abril

·        Portugal – 1° de junho

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade