Publicidade
Notícias

Despejo em massa na Amaral Peixoto

Publicidade

O despejo dos moradores do Edifício Nossa Senhora da Conceição, antigo Rio-Niterói, é mais um capítulo de uma novela que envolve mais de 500 pessoas. Por decisão do juízo da 7ª Vara Cível, foram despejadas nesta sexta-feira (07/06), acumulando seus pertences na calçada da Avenida Amaral Peixoto, a mais movimentada e principal via do Centro da cidade, causando transtorno enorme ao já caótico trânsito.

O primeiro capitulo foi com a polícia combatendo a prostituição, seguido por outros com a Prefeitura condenando o ambiente fétido e insalubre do prédio, e mais recentemente, a Enel cortou a energia apontando o perigo da instalação elétrica improvisada e exposta nos corredores do edifício, por isso sujeito ao risco de incêndio. Já o laudo da Defesa Civil foi o único favorável, não condenando a estrutura do prédio.

Essa discussão é antiga, com tempo suficiente para ter-se resolvido o problema social e habitacional daquelas pessoas. Agora, com o despejo, essa gente humilde e desprotegida não tem onde morar. A prefeitura diz que vai pagar o aluguel social, mas nem todos os despejados conseguiram se cadastrar para receber o benefício.

Agora, pergunto, o que fazer com essa gente toda amontoada na calçada, com seus pertences, sem ter para onde ir. Em horas ou em um dia se resolve um problema desses? Os riscos que todos enfrentavam dentro do prédio passaram para a calçada, para constrangimento das vítimas dessa tragédia social e de quem passa e assiste esse capítulo de horror.

Será que essa desocupação não poderia ser feita andar por andar, com os moradores dos apartamentos indo morar num lugar mais seguro é digno?

A solução é difícil, mas tem que ser encontrada urgentemente, para que a cidade possa voltar a funcionar com tranquilidade no Centro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

4 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

4 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

4 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

5 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

6 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

1 semana ago
Publicidade