Publicidade
Notícias

Despejo em massa na Amaral Peixoto

Publicidade

O despejo dos moradores do Edifício Nossa Senhora da Conceição, antigo Rio-Niterói, é mais um capítulo de uma novela que envolve mais de 500 pessoas. Por decisão do juízo da 7ª Vara Cível, foram despejadas nesta sexta-feira (07/06), acumulando seus pertences na calçada da Avenida Amaral Peixoto, a mais movimentada e principal via do Centro da cidade, causando transtorno enorme ao já caótico trânsito.

O primeiro capitulo foi com a polícia combatendo a prostituição, seguido por outros com a Prefeitura condenando o ambiente fétido e insalubre do prédio, e mais recentemente, a Enel cortou a energia apontando o perigo da instalação elétrica improvisada e exposta nos corredores do edifício, por isso sujeito ao risco de incêndio. Já o laudo da Defesa Civil foi o único favorável, não condenando a estrutura do prédio.

Essa discussão é antiga, com tempo suficiente para ter-se resolvido o problema social e habitacional daquelas pessoas. Agora, com o despejo, essa gente humilde e desprotegida não tem onde morar. A prefeitura diz que vai pagar o aluguel social, mas nem todos os despejados conseguiram se cadastrar para receber o benefício.

Agora, pergunto, o que fazer com essa gente toda amontoada na calçada, com seus pertences, sem ter para onde ir. Em horas ou em um dia se resolve um problema desses? Os riscos que todos enfrentavam dentro do prédio passaram para a calçada, para constrangimento das vítimas dessa tragédia social e de quem passa e assiste esse capítulo de horror.

Será que essa desocupação não poderia ser feita andar por andar, com os moradores dos apartamentos indo morar num lugar mais seguro é digno?

A solução é difícil, mas tem que ser encontrada urgentemente, para que a cidade possa voltar a funcionar com tranquilidade no Centro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

21 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade