Elas saíram às 18h de segunda (24/04) da praia de Itapu, com ventos e correntes a favor. Quando amanheceu, depois de percorrerem todo o litoral da cidade do Rio de Janeiro, chegaram a Barra de Guaratiba, seguindo ao longo da restinga da Marambaia até, no dia seguinte, aportar às 11h na praia do Abraão.
Esta foi a quarta travessia Niterói-Ilha Grande feita por Luiza, que há cinco anos fundou a escola de formação de remadores Itaipu Surf Hoe. Ela já foi de canoa às Ilhas Cagarras em dezenas de vezes desde quando começou a remar em 2005.
Sua paixão pelo esporte e pelo que essas viagens proporcionam estão descritas por ela no blog “Vou de canoa”:
“De quase todo o litoral do Rio de Janeiro e Niterói é possível ver um maravilhoso arquipélago localizado a apenas seis quilômetros da famosa Praia de Ipanema, no Rio: as Ilhas Cagarras. Este arquipélago abriga um verdadeiro ninhal de aves marinhas como gaivotas, atobás, mergulhões, trinta-réis e outros mais, além de uma riquíssima biodiversidade subaquática.
Já fui de canoa até as Ilhas Cagarras incontáveis vezes desde que comecei a remar, em 2005, e não canso de admirar sua imponência e beleza quando chego perto delas. Curioso é que, há dez anos, também nunca me canso de admirá-las de longe quando vejo sua silhueta cinzenta no horizonte, e por isto sempre me sinto motivada a voltar para encontrar mais respostas sobre sua natureza. A medida que vamos chegando perto da ilha, o cinza vai dando lugar ao verde da vegetação e ao ocre da pedra. A cada quilômetro vencido é possível ir decifrando, aos poucos, suas cores e formas. Palmeiras e aves vão se revelando. Texturas e relevos também. Este é um dos maravilhosos sentimentos de descoberta quando “Vou de Canoa” até qualquer ilha…”
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…