New here? Register. ×
×

Culinárias chinesa e peruana juntas num restaurante temático em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 11:06 do dia 26 de agosto de 2022
Sobre: Gastronomia chifa
  • culinária chifa
26ago
Decoração chama atenção por suas luminárias vermelhas e desenhos da cultura chinesa

Quando eu dava uma caminhada pela praia de São Francisco, em Niterói, fui surpreendido ao ver o prédio do antigo Velho Armazém feericamente iluminado, com um grande Maneki Neko, o gato do dinheiro ou da boa sorte, na entrada. Não foi difícil apurar que o restaurante Canton Peruvian & Chinese Food, que tem como chef o famoso Marco Espinoza, desembarcou na cidade com sua culinária peruana de forte influência chinesa, depois de fazer sucesso em Brasília, São Paulo e no Rio.

A casa chama a atenção por suas luminárias vermelhas, papel de parede vermelho com lindos desenhos e decoração que destaca elementos típicos da cultura chinesa, como os gatos da sorte, guarda-chuvas coloridos e cabeças de dragão, que transmitem sorte na milenar cultura da China. Os objetos vieram diretamente do Peru para enfeitar a nova casa de Niterói.

O cardápio apresenta algumas opções da gastronomia chifa, muito popular no Peru. É um estilo de culinário derivado da chinesa que se desenvolveu no vizinho país andino, a partir dos anos 30, quando imigrantes chineses lá chegaram. Chifa vem do mandarim “chifan”, que significa “vamos comer arroz”. O ingrediente convive com temperos como as pimentas aji amarillo e rocoto, do Peru, e com iguarias da China, entre as quais estão molho de Ostra e broto de bambu.

No restaurante de São Francisco o cliente encontra pratos diferenciados com incríveis combinações e temperos. A começar pelo Siu Yok (barriga de  porco crocante com pães cozidos no vapor, molho hoisin, picles e alface); Pato Pequim Especial (meio pato assado com molho de soja e mel, servido com mandarim pancakes, salada de pepino com molho de alho e maionese de sirracha); Kamlu do mar (polvo, camarão, lula frita e ovo de codorna ao wok  com molho agridoce, cebola branca, pimentão verde e picles de abacaxi com wantan recheados fritos e arroz Canton); Ceviche Clássico (peixe branco, leite de tigre, cebola roxa, milho e chips de batata); Atum Kaytem (atum ao panko com cogumelos, tonku, vegetais ao wok com molho de vinho de arroz, tausi, gengibre e arroz frito Canton); Wontons fritos (massa frita recheada de frango e porco com toque cantonês e molho de tamarindo); Camarão e Lula curry (com legumes e molho curry, servido com arroz de abacaxi amendoim e amendoim); Sechuan beef (filé mignon com pimenta sechuan em grão, vegetais ao wok com molho de ostras com batatas rústicas, ovo frito e arroz Canton).

Tem mais o Chijaukay (frango desossado crocante com molho de ostra, cogumelo e arroz Canton e omelete chinês); Chaufa de camarão (arroz frito ao wok com camarão, curry, taj mahal, ovo, broto de feijão e maionese de maracujá.

Adoçando o menu, o Vanils Ice Bao (bao frito recheado de sorvete de baunilha, creme de chocolate branco, manga e lichia). Na parte das bebidas, tem drinks diferenciados como o Pisco Sour, Negroni e a cerveja Canton. Funciona de terça a quinta-feira, a partir das 18h; e sexta, sábado e domingo a partir das 12h. Por enquanto, sem delivery.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|