O casal de psiquiatras infantis Fábio Barbirato e Gabriela Dias lança sábado (08/06), em Niterói, “O menino que nunca sorriu e outras histórias reais”. Em formato de crônicas, o livro narra casos de crianças e adolescentes com autismo, bipolaridade e hiperatividade, entre outros transtornos. São pequenas histórias, escritas em parceria com o jornalista Gustavo Pinheiro, que se passam no ambulatório que ambos mantêm voluntariamente há 20 anos na Santa Casa. É um livro destinado a todos os que convivem direta ou indiretamente com crianças com dificuldades: pais, irmãos, médicos, professores etc.
Fábio Barbirato é um dos mais renomados médicos do país, em sua especialidade. Ele é nascido e criado em Niterói, filho do pediatra Carlos Augusto Nascimento e Silva e da educadora Gilse Mello Barbirato Nascimento e Silva. O pai foi fundador da clínica infantil Albert Sabin, referência em todo o estado. Barbirato, ex-aluno do Abel, morou até os 11 anos em Santa Rosa e na adolescência mudou-se para Icaraí.
O livro é da editora Máquina de Livros, dos jornalistas Bruno Thys e Luiz André Alzer. O lançamento será no sábado, dia 8, a partir das 16h na Livraria Blooks, na Reserva Cultural (Avenida Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói, tel: 3604-9931).