Publicidade
Notícias

Cremerj cobra explicação de Niterói sobre afastamento de médicos do Getulinho

Publicidade
Organização Social troca médicos concursados do Getulinho por outros contratados, ganhando mais

A anunciada transferência de cinco cirurgiões infantis, com mais de 30 anos de atividade, do Hospital Getulinho para o Orêncio de Freitas, motivou a convocação de uma reunião urgente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), marcada para quinta-feira (31/03), as 10h. O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, e a diretora do Getulinho, Elaine Machado Lopes, foram convocados para dar explicações ao conselho de classe amanhã.

Por sua vez, a diretora do Orêncio de Freiras, doutora Célia Maria, já respondeu que é impraticável um hospital adaptado para atender adultos vir a receber crianças. Os pacientes pediátricos necessitam de cama e instrumentos adequados para cirurgias infantis, além de acompanhamento de pediatra no pós-operatório.  

Leia: Falta medicamento e até material saneante nos hospitais de Niterói

O estranho dessa movimentação que a Secretaria de Saúde está fazendo com os cirurgiões pediátricos é para atender a Organização Social Ideias, que estaria dispensando o trabalho de profissionais com larga experiência para contratar outros. Tanto o secretário de Saúde como a diretora do Getulinho são oriundos dos quadros da Ideias, organização sem fins lucrativos, mas que recebe milhões cerca de R$ 60 milhões por ano da Prefeitura de Niterói.

Os cirurgiões concursados que trabalham no Getulinho estão sendo trocados por profissionais contratados com salários três vezes pela Ideias. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói não explica por que está aceitando a troca de sua equipe médica experiente por novos profissionais contratados pela Ideias. Segundo o contrato da Ideias com a FMS, a gestora somente poderia contratar serviços de terceiros para atividades meramente acessórias. Os médicos estatutários estão cedidos à Ideias e, inclusive, a FMS abate o salário desses profissionais do que paga à organização social.

Outro fato grave é que o Orêncio de Freitas, que realiza cerca de 200 cirurgias por mês, não recebe desde novembro a ninharia de R$ 19 mil para atender suas despesas essenciais de manutenção. A Saúde de Niterói está um caos, com as farmácias dos postos de saúde vazias sem medicamentos essenciais nas dispensas, sem que nenhuma providência seja tomada pela prefeitura para evitar o sofrimento e a morte das pessoas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 horas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

6 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade