New here? Register. ×
×

Cremerj cobra explicação de Niterói sobre afastamento de médicos do Getulinho

Escrito por Gilson Monteiro às 18:10 do dia 30 de março de 2022
Sobre: Experiência desprezada
  • Hospital Getulinho, Niterói
30mar
Hospital Getulinho
Organização Social troca médicos concursados do Getulinho por outros contratados, ganhando mais

A anunciada transferência de cinco cirurgiões infantis, com mais de 30 anos de atividade, do Hospital Getulinho para o Orêncio de Freitas, motivou a convocação de uma reunião urgente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), marcada para quinta-feira (31/03), as 10h. O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, e a diretora do Getulinho, Elaine Machado Lopes, foram convocados para dar explicações ao conselho de classe amanhã.

Por sua vez, a diretora do Orêncio de Freiras, doutora Célia Maria, já respondeu que é impraticável um hospital adaptado para atender adultos vir a receber crianças. Os pacientes pediátricos necessitam de cama e instrumentos adequados para cirurgias infantis, além de acompanhamento de pediatra no pós-operatório.  

Leia: Falta medicamento e até material saneante nos hospitais de Niterói

O estranho dessa movimentação que a Secretaria de Saúde está fazendo com os cirurgiões pediátricos é para atender a Organização Social Ideias, que estaria dispensando o trabalho de profissionais com larga experiência para contratar outros. Tanto o secretário de Saúde como a diretora do Getulinho são oriundos dos quadros da Ideias, organização sem fins lucrativos, mas que recebe milhões cerca de R$ 60 milhões por ano da Prefeitura de Niterói.

Os cirurgiões concursados que trabalham no Getulinho estão sendo trocados por profissionais contratados com salários três vezes pela Ideias. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói não explica por que está aceitando a troca de sua equipe médica experiente por novos profissionais contratados pela Ideias. Segundo o contrato da Ideias com a FMS, a gestora somente poderia contratar serviços de terceiros para atividades meramente acessórias. Os médicos estatutários estão cedidos à Ideias e, inclusive, a FMS abate o salário desses profissionais do que paga à organização social.

Outro fato grave é que o Orêncio de Freitas, que realiza cerca de 200 cirurgias por mês, não recebe desde novembro a ninharia de R$ 19 mil para atender suas despesas essenciais de manutenção. A Saúde de Niterói está um caos, com as farmácias dos postos de saúde vazias sem medicamentos essenciais nas dispensas, sem que nenhuma providência seja tomada pela prefeitura para evitar o sofrimento e a morte das pessoas.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Cremerj cobra explicação de Niterói sobre afastamento de médicos do Getulinho

  1. Gilson eles não entendem nada de doentes.Trocaram os médicos do Hospital de Jurujuba,será que eles não sabem que esses pacientes,se a pegam aos médicos!Vão mexer com a cabeça deles,que já estavam habituados a serem atendidos pelos médicos que estão la a anos,eu ainda não entendi essa nova mente se vc entendeu me explica por favor.

Comments are closed.