Com o lançamento do desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio à Corregedoria Geral de Justiça do TJ-RJ, o cargo poderá continuar nas mãos de um niteroiense, já que se for eleito irá substituir o conterrâneo desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso, que faz reconhecido trabalho. Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) elegerão em dezembro a nova administração da Corte para o biênio 2023/2024.
Em apoio à candidatura de Marcus Basílio, os magistrados do lado de cá da baía vão realizar um jantar nesta terça-feira (22), às 20h30m, no restaurante Olimpo, em Charitas.
Com exercício na 1ª Câmara Criminal, o atual 2° vice-presidente do TJ formou-se na Faculdade de Direito da UFF, tendo exercido por três anos a defensoria pública até em 1988 ingressar na magistratura.
Em 2005, Basilio foi promovido a desembargador, sendo por muitos anos membro do Conselho da Magistratura, além de ter sido coordenador do curso de Direito Penal e professor Emérito da Escola da Magistratura.
O desembargador tem experiência comprovada, além de conhecer o outro lado do mundo jurídico pelo sangue nas veias e inspirado no profissionalismo do pai Herval Basílio, inteligência rara, cultura, invejável e que deixou exemplos para os operadores do Direito.
Por isso, as metas de Marco Basílio são as de capacitar, orientar e dar melhores condições de serviço a juízes e servidores, a fim de agilizar o andamento dos processos e o bom atendimento para advogados e partes.