Publicidade
Notícias

Coronavac chegou hoje, mas Niterói não diz quando aplica segunda dose

Publicidade

Mais 54.160 doses de Coronavac foram distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã deste domingo (02/05) para treze municípios fluminenses. A vacina do Butantan entregue hoje é exclusivamente para a aplicação da segunda dose em Niterói, São Gonçalo e Maricá e outras dez cidades.

Niterói recebeu ao todo 26.160 doses de vacina contra a Covid, segundo a assessoria de imprensa da SES, sendo 2.250 doses de Coronavac. Às 18h, pela sua página no Facebook, a prefeitura disse que “infelizmente a quantidade não é suficiente para manter o calendário original e a segunda dose da Coronavac”. Com isso, deixa na expectativa centenas de idosos que já deveriam ter recebido a dose de reforço do imunizante.

Além da Coronavac, a SES entregou mais 595.820 doses da Oxford/Astrazeneca aos 92 municípios do estado. Estas são para primeira dose no grupo que inclui as Forças de Segurança e Salvamento e as Forças Armadas; pessoas com comorbidades, incluindo as gestantes e puérperas que façam parte deste grupo; e pessoas com deficiências permanentes.

A Prefeitura de Niterói, que anunciou em cima da hora a interrupção da dose de reforço para idosos com 66 anos ou mais na quinta-feira à noite, até agora não informou sobre quando retomará a imunização. Pelo calendário divulgado nas redes sociais, a prefeitura programou a aplicação da Astrazeneca na segunda-feira (03/05), para pessoas com 59 anos com comorbidades. Elas deverão apresentar RG e CPF, comprovante de residência e uma declaração médica. Grupos prioritários e profissionais da educação também serão vacinados.

A SES está cobrando dos municípios um levantamento das segundas doses de Coronavac que estão atrasadas. O objetivo é que as próximas remessas desta vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado, sejam distribuídas aos municípios para a segunda aplicação do esquema vacinal — até que a imunização de todas as cidades fique em dia.

Na manhã de quinta-feira (29/4), a Secretaria de Saúde de Niterói havia garantido dispor de reserva técnica suficiente para cumprir o esquema vacinal. A informação era a de que a secretaria tinha Coronavac em estoque, o suficiente para aplicar a dose de reforço dos idosos. À noite, porém, se contradisse em transmissão ao vivo nas redes sociais. A subsecretária Camilla Franco atribuiu a falta de vacina à 30% das pessoas que tomaram a segunda dose de Coronavac em Niteró. Elas teriam recebido a primeira em outras cidades. A alegada demanda inesperada contribuiu para zerar o estoque da reserva de contingência que Niterói dizia ter.

A nota da Prefeitura de Niterói postada às 18h deste domingo, sem nenhuma data para a aplicação da segunda dose da Coronavac, é a seguinte:

Nossa cidade recebeu uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. Ontem (01), foram 22.890 doses da Astrazeneca para a primeira dose; 1020 para a segunda; e 650 doses para a Coronavac. Hoje (02), recebemos mais 1600 doses da Coronavac. Infelizmente a quantidade não é suficiente para manter o calendário original e a segunda dose da Coronavac. Seguimos aguardando novas remessas. Mais de 33% da população em idade de vacinação da vacina da Covid-19 já recebeu ao menos uma dose do imunizante, um percentual muito acima do estado do Rio e do Brasil. Queremos vacinar todos o mais rápido possível e estamos atuando em todas as frentes com esse objetivo. Faça a sua parte: respeite as medidas de distanciamento sanitário, use máscaras e redobre a higiene. Quando chegar a sua vez, diga sim à vacina! Confira o calendário no site: http://www.niteroi.rj.gov.br/vacinacao/

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 semanas ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade