As contas de consumo que mais preocupam são as de energia elétrica, porque as tarifas do ICMS são progressivas (no Estado do Rio vão de 18% a 32%), aumentando de acordo com a faixa de consumo de quilowatts/hora.
Os clientes residenciais que consomem até 50KWh estão isentos do ICMS; de 51KWh até 299 kWh pagam 18% de ICMS; aqueles que têm consumo entre 300kWh e 450kwh pagam 31%, e aqueles que têm o consumo superior a 450kwh pagam 32%.
A solução para ajudar o consumidor a enfrentar a pandemia e pagar suas contas ainda está distante de um consenso entre o Executivo, o Legislativo e os fornecedores de energia elétrica. O governador Wilson Witzel estuda suspender o pagamento de contas de luz e outros serviços públicos por dois meses. A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) questiona a possibilidade de suspensão das contas de luz, ideia também proposta por alguns outros estados.
Os deputados estaduais, por sua vez, aprovaram o projeto de lei 1.898/20, que autoriza o Governo do Estado a conceder isenção de ICMS nas contas de energia elétrica e serviços de comunicação. Como compensação para esta e outras medidas de desoneração fiscal em favor dos contribuintes, Witzel demanda ao governo federal o adiamento por 12 meses do pagamento de R$ 6 bilhões previsto no acordo de recuperação fiscal.
A prefeitura de Niterói, durante os meses de sacrifício dos moradores da cidade, poderia desonerá-los da cobrança do Custeio do Sistema de Iluminação Pública – COSIP, suspende a taxa de iluminação pública no período de quarentena.
A Enel afirma que, “por enquanto não há alterações no sistema de cobrança da conta de energia. Porém, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estamos focados e comprometidos em encontrar soluções que contribuam para que a sociedade e o setor de energia elétrica enfrentem a atual situação. Todas as medidas que possam ser adotadas no atual cenário estão sendo discutidas entre as empresas e autoridades”.
Quanto maior for o número de pessoas confinadas em uma casa, o relógio de luz vai disparar com o uso mais intenso de ar-refrigerado, ventilador, forno de micro-ondas, chuveiro elétrico, máquinas de lavar louças e de roupas, computador, ferro elétrico e luzes acesas em maior quantidade e por mais tempo.
Em seu site, a Enel dá algumas orientações para quem está trabalhando de casa. Nesse tempo, sugere aos chefes de família observarem melhor os hábitos de consumo, não apenas de quem está trabalhando à distância, mas de toda a família.
As sugestões são as seguintes:
“A Enel Distribuição Rio preparou orientações, por exemplo, para quem precisa transformar um cômodo da casa em escritório. Computadores, ar condicionados e iluminação estão entre os itens que podem ser usados de maneira mais consciente sem atrapalhar a produtividade do trabalho. Da escolha do ambiente ao uso dos equipamentos domésticos, há oportunidades de economizar energia em toda a rotina de home office. Trabalhar em um ambiente pouco iluminado ou abafado vai exigir luzes acesas mesmo durante o dia e ventiladores ou equipamentos de ar condicionado ligados o tempo todo. Por isso, é importante dar preferência a ambientes arejados e com bastante iluminação natural para não desperdiçar energia elétrica.
Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos ligados, para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados dois ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.
Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário.
Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Além disso, mesmo no modo stand-by os eletrodomésticos consomem energia.”
Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…
Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…
O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…
Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…
Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…
Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…