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Conta de luz aumenta hoje enquanto Enel pede ‘cuidado com a chuva’

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Enel diz para consumidor “ficar atento às chuvas” e garante “estar trabalhando 24h” para evitar falta de energia elétrica

Apesar de deixar os consumidores frequentemente no escuro, a Enel reajusta, a partir desta quarta-feira (15), a tarifa cobrada de seus cerca de 2,7 milhões de clientes de Niterói e de outros 65 municípios fluminenses. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste de 6,01% nas contas residenciais, e de 6,18% para os demais consumidores conectados em baixa tensão. Já as grandes empresas servidas com alta tensão terão uma redução de 4,91% na conta mensal.

Distribuindo energia elétrica através de uma rede que, em grande parte, é a mesma utilizada desde o século passado, sujeita a panes quando galhos de árvore ou ventos mais fortes fecham curtos-circuitos, a Enel estava pleiteando um aumento de 15,83%, alegando sofrer muitas perdas com ligações clandestinas (os chamados ‘gatos’).

Para justificar as constantes falta de luz, a concessionária está enviando e-mails para os consumidores pedindo para que “fiquem atentos às chuvas”. Em vez disso, deveria trocar sua rede de distribuição de energia por cabos de alta tensão blindados, para evitar as costumeiras panes elétricas que deixam no escuro escolas, hospitais, comércios, indústrias, escritórios e residências.

“Quando o tempo fecha e a chuva vem acompanhada de raios e ventos fortes, podem ocorrer danos graves à fiação, oferecendo riscos à população”, diz a Enel no e-mail. Por fim, a empresa garante “estar trabalhando 24 horas” e que, no período chuvoso reforça suas equipes “para reduzir o tempo de atendimento e garantir a continuidade do seu fornecimento de energia”.

Os consumidores, porém, não concordam que exista esta prestimosidade da Enel em atendê-los. Fernando Esteves, morador da Rua Newton Prado, em Santa Rosa, lembra de um problema recorrente, causador da falta de luz em Niterói. “As árvores estão com galhos caindo por cima dos fios de alta tensão, causando curtos sempre que chove”.

Fernando conta, ainda, que ele e os vizinhos ficaram sem energia por duas vezes em fevereiro e início de março. “Foram mais de 24h sem energia, enquanto que, na Rua Vereador Duque Estrada, onde o ex-prefeito Rodrigo Neves tem uma cobertura, a mesma Enel cortou as árvores que ficam próximas à entrada do prédio. Mas quando solicitamos o serviço para a minha rua, eles alegam que só a prefeitura pode fazer a poda de árvores”, acrescentou o morador.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

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