Publicidade
Notícias

Conta da Enel vai subir 9,72% na sexta

Publicidade

Nem sempre o que está ruim deixa de ficar ainda pior. A concessionária de energia elétrica Enel vai reajustar as contas de luz em 9,72% a partir de sexta-feira (15/03). Para os consumidores industriais  e atendidos em alta tensão o reajuste será de 9,65% nas suas tarifas. As altas são maiores que a inflação. No acumulado de 12 meses até fevereiro, o índice oficial é de 3,89%.

O aumento foi aprovado nesta terça (12/03) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que não levou em consideração as queixas dos consumidores quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa italiana nos 66 municípios fluminenses em que têm a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica para 2,6 milhões de unidades consumidoras.

Segundo a Aneel, “o índice de reajuste da Enel foi impactado pelos valores de aquisição de energia, com destaque para o aumento da energia de Itaipu, valorada em dólar, e pela compensação dos valores de aquisição de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário”.

Em português claro, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, esclareceu o economês da nota da agência reguladora: “O custo de aquisição de energia está alto. Nós temos energia. O problema é o custo. Precisamos de ações concretas para reduzir o custo de energia”.

Também pesou na tarifa o índice de 19,80% para perdas não técnicas (os furtos de energia, ou gatos). A Aneel considerou este percentual como o índice de furtos considerado aceitável a ser pago pelos consumidores adimplentes. Somente a partir deste percentual é que a empresa assume a perda. A Enel alega que não consegue entrar em áreas de risco para fazer reparos e evitar o furto de energia.

 

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade