O tranquilo Sailling ficou movimentado no último encontro do Ano da Confraria do Queijão de Pendotiba. Foi servido o tradicional leitão à pururuca, tendo sido pela primeira vez o chope substituído o vinho, por causa do forte calor.
O grande homenageado da tarde festiva foi o confrade João Lucas Pinheiro, um dos fundadores, que recebeu uma placa em nome do Grupo, entregue por Carlos Alberto Correa, que enalteceu as qualidades de agregador do grande amigo e confrade, que foi também comodoro do clube de vela da Estrada Fróes.
A Confraria há 24 anos realiza almoços temáticos, com grandes chefs brasileiros e estrangeiros que prepararam almoços de todas as nacionalidades que deixam os confrades com água na boca.
Formam um grupo fechado de cerca de 50 profissionais das mais diversas atividades, como empresários, médicos, engenheiros, advogados, jornalistas e esportistas, agora mesclados com a nova geração de filhos.
A Confraria começou no Queijão de Pendotiba, que era um point de apreciadores de vinhos e cervejas importadas, com tira gostos variados e de boa qualidade. A maioria já se conhecia e logo foram aproximando cada vez mais suas mesas, até que surgiu a ideia da criação da Confraria do Queijão, no início com palestras e degustações que harmonizassem os vinhos servidos na noite especial.
Depois surgiram os almoços sobre temas variados escolhido pelo anfitrião. O principal objetivo da Confraria do Queijão formada só por homens é brindar a vida com paz e alegria.