Publicidade
Coluna do LAM

A conexão Liverpool Cantareira, que liga Niterói a cidade dos Beatles

Publicidade

Marquinhos Heizer (1960-2004), – poxa como é saudoso o nosso Marquinhos -, foi muito lembrado quarta-feira a noite. Depois do excelente papo da jornalista, escritora e biógrafa Chris Fuscaldo sobre Os Mutantes, no Social Rock Club – https://www.facebook.com/socialrockclub/  (a conversa continua reverberando!), falamos sobre esse conluio de Niterói com a música, em especial o rock. Desde sempre.

Cornélio Melo estava lá, lembrou de alguns fatos curiosos e foi convidado pelo SRC para um papo, em breve, exatamente sobre este tema: o rock e suas bandas nos anos 1960. Além de engenheiro e arquiteto, Cornélio é pesquisador de música, guitarrista, cantor e compositor, lá nos 60 tocou nas bandas “Os Trogloditas” e “Melody Spatial” e tem muita história para contar. Em detalhes. Seria ótimo se representantes de bandas da época fossem lá para enriquecer o encontro.

Em 2004, foi lançado o melhor livro documento sobre essa rica fase da cultura da cidade. “Liverpool Cantareira” (Rota de Rock) – O Movimento musical dos anos 60 em Niterói. Psicodelia, Beat, Jovem Guarda e muito mais!”. Foi editado pela Niterói Livros, editora da FAN, esgotou, virou preciosidade mas consegui localizar alguns usados na Estante Virtual (https://bit.ly/2YAMZ74), e também no Mercado Livre.

O livro foi uma odisseia do Marquinhos Heizer (filho do também saudoso e giga jornalista Teixeira Heizer) que levou anos e mais anos entrevistando músicos, pesquisando buscando fotos, áudios, raridades, capas de discos ensaios. O livro mostra que Niterói sempre foi e ainda é uma cidade diferenciada, principalmente antes da fusão do antigo Estado do Rio com a Guanabara que descaracterizou muita coisa.

O rock de Niterói continua aceso, rico, e os novos artistas são destaques na programação da nossa RÁDIO AONDA (www.radioaonda.com.br) , mas é incomparável com as dezenas de bandas que havia nos 60. Marcus Haizer enumerou algumas no livro, que reproduzo no final. Bandas que só tocavam versões de músicas dos Beatles, Stones, Byrds, etc.

Usando equipamento nacional de péssima qualidade naqueles tempos (choque na boca, ruídos, princípio de incêndio em palco eram rotina) as bandas tocavam em toda cidade, um circuito que envolvia clubes: Regatas, Central, Canto do Rio, Pioneiros, Marajoara. As bandas faziam maratonas, muitas vezes tocando de 10 da noite até 3 da manhã, sempre aos sábados.

Por isso, Roberto Carlos, Erasmo, Wanderleia e toda a Jovem Guarda fizeram um show enorme no Regatas e alguns adolescentes fãs arranjaram um jeito de espionar o improvisado camarim no ônibus dos artistas. “Eu vi Rosemary nuinha!”, Eu vi Martinha!”, “Eu vi a Lilian do Leno”, gritavam histéricos do lado de fora do ônibus, estacionado em frente ao clube até serem devidamente espanados do local pela polícia.

“Liverpool Cantareira” (Rota de Rock) – O Movimento musical dos anos 60 em Niterói. Psicodelia, Beat, Jovem Guarda e muito mais!”, tem 104 páginas, 200 fotos e traz uma relação de bandas:

Os Anekins, As Feiticeiras, Dry Sticks, Melody Spatial, Musishow, Os Abstratos, Os Adolescentes, Os Anjos, Os Corsários, Os Corujas, Os Eletras, os Lobos, Os Mesmos, Os Quem, Os Trapaceiros, Os Trogloditas, Oxford, Quarteto Nova Era, The Bats, The Hipsters, The Leaders, The Shadows, The Streggas, Zoom 2000, Histórias que vem à memória.

@ Inaugurada: https://bit.ly/2OLrDzy

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

6 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

7 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade