Enquanto a Prefeitura de Niterói vem prometendo desde março a testagem em massa da população para o Covid-19, o Condomínio Pedra de Itapuca, na Praia de Icaraí 21, já está aplicando o teste feito por um laboratório particular.
Três dos 12 funcionários apresentaram resultado positivo e foram imediatamente afastados e encaminhados a tratamento. Um quarto empregado teve resultado inconclusivo e vai refazer o teste, mas também foi afastado.
O condomínio tem 45 apartamentos. Cada exame de coronavírus custa R$ 160,00. O laboratório disponibilizou um enfermeiro, que receberá R$ 300,00, para aplicar os testes num espaço reservado no edifício. O condomínio vai bancar as despesas com seus funcionários, e recomenda que todos os moradores também façam o exame, assim como suas empregadas domésticas.
O exame de coronavírus do laboratório Hilab detecta dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG. Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o corpo humano. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção.
O condomínio ainda discute se deverá bancar a despesa do teste em familiares que convivam com seus funcionários. Ainda não há um consenso entre os condôminos, assim como nem todos pretendem fazer o exame.
Prefeitura promete testagem desde março
Em 29 de março, quando Niterói registrava apenas 42 casos do Covid-19, o prefeito Rodrigo Neves anunciava que a prefeitura receberia mais de 40 mil testes, e que seria “o primeiro município brasileiro a fazer a testagem massiva na rede pública”.
Em 17 de abril, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou a testagem rápida para covid-19. O anúncio, então, era o de que 50 mil testes seriam disponibilizados para profissionais da saúde e pacientes com sintomas leves da doença. E prometia para os meses seguintes testar até uma pessoa para cada dez habitantes de Niterói.
Na quinta-feira (28/05), quando Niterói ultrapassou a marca de 102 mortes pelo Covid-19, 1.905 casos confirmados, 1.156 recuperados e 552 em isolamento domiciliar e 95 hospitalizados, a prefeitura fez uma nova promessa. Anunciou para a semana que vem a testagem rápida em sistema drive thru em dois pontos da cidade: no Skate Park, em São Francisco e na saída do Túnel no Cafubá.
Mas somente poderão fazer esse teste rápido quem se inscrever no aplicativo Dados do Bem. O interessado deverá responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital. Quando receber uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento, poderá se dirigir a um dos dois postos drive thru. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado será depois enviado ao usuário por meio do aplicativo.
Atuo à 20 anos no Serviço estadual, 10 anos só com contratos e é a primeira vez que vejo um contrato de aquisição em administração pública da qual a contratada dita as regras e não o contratante. Quem específica o objeto e os termos técnicos é quem contrata, no caso o contratante (secretaria municipal de saúde) e não a contratada.
Se a população niteroiense for esperar por esse gestor que só pensa no marketing político, estamos perdidos! Gostaria muito que o MP fizesse uma devassa nesses absurdos gastos com o erário público.
Gilson tem que ser feito uma reportagem sobre esse dinheiro para o hospital de São Gonçalo. É um horror a prefeitura dar esse dinheiro para um hospital que não vai funcionar como tem que ser
Rodrigo Neves não tem cumprido com as promessas quanto so COVID-29.
Até hoje não entendi a ajuda financeira ao Hospital de Campanha de São Gonçalo. Deve ser politica na certa.
Parabéns ao síndico que teve a ideia de mandar fazer testes nos empregados do condomínio. A obrigação seria do Município. Mas o prefeito Rodrigo Neves deve estar ocupado com outras ações que lhe tragam dividendos políticos.Ações como se auto promover, diariamente, nas redes sociais, com informações e comentários sobre a programação da prefeitura no combate à disseminação do coronavírus. Com relação às promessas não cumpridas da Fundação Municipal de Saúde (exemplo: testes em todas a população) e a entrega do hospital de campanha de São Gonçalo, com a ajuda financeira da Prefeitura de Niterói, o Sr, Rodrigo continua criminosamente se omitindo..
Apoiadíssimo! Niterói quer ter PREFEITO!!!!