Nesta semana recebi um informe da renomada empresa de pesquisas Conectaí, de São Paulo, com novos números sobre o Uber. Veja:
Os serviços de transporte individual por aplicativos são alvo de muitos debates e discussões, desde que chegaram ao Brasil. Uma pesquisa online realizada no CONECTAí Express mostra que 80% dos internautas brasileiros são favoráveis ao Uber. A pesquisa foi realizada em junho de 2016, em nível nacional, mesmo considerando que o serviço ainda não está disponível em todas as cidades do país.
Apenas 10% dos internautas não são favoráveis ao Uber e outros 10% dizem não conhecer o serviço.”
Defendo o Uber, mas as autoridades devem ser justas com os taxistas que pagam ISS e várias outras taxas municipais e estaduais. A ideia de que Uber também deva pagar é cabotina, é rasteira de malandro para faturar mais. Em nome da justiça e da seriedade, as autoridades deveriam isentar os táxis de todos os impostos e taxas possíveis para que possam concorrer com o Uber. A ideia não é absurda. É apenas justa. Enquanto isso aguardo o prefeito ex-petista se pronunciar a respeito para publicar aqui.
Semana retrasada mandei e-mails para dois candidatos a prefeito para saber suas opiniões sobre o serviço, mas só o deputado estadual Flávio Serafini, do PSOL, me respondeu. Sua opinião:
“Um serviço que envolve questões de segurança não pode ficar à margem da lei. Nossa proposta é regulamentar e fiscalizar a atividade de transporte do aplicativo Uber de forma que não represente uma concorrência desleal com os motoristas de táxi.
Além disso, vamos combater as máfias que se organizam como falsas cooperativas de táxi e que lucram a partir da exploração ilegal da força de trabalho de centenas de motoristas.”
No mesmo e-mail eu havia perguntado sobre o impeachment de Dilma, que ainda não havia ocorrido. Como Serafini respondeu (o outro candidato, não), mesmo tardiamente publico aqui a sua opinião:
“Não votei na Dilma, nem apoiei o governo de coalização do PT com o PMDB, mas sou contra esse impeachment. Está claro que a presidenta eleita democraticamente não caiu por crime de responsabilidade.
Houve, sim, um golpe da direita, a serviço dos interesses de uma minoria interessada em usar o Estado para aumentar ainda mais os seus lucros por meio da redução cada vez maior dos direitos trabalhistas e previdenciários no nosso país.
O plano é deter as investigações da Operação Lava Jato, reduzir gastos sociais e avançar na privatização do Estado, assim tratado como um imenso balcão de negócios. Essa realidade exige forte movimento coletivo de resistência por parte dos trabalhadores e acredito que a única saída democrática e digna que se pode vislumbrar é a realização de eleições gerais já.”
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…