Os assaltos a ônibus e lojas de Niterói foram reduzidos em 85% e 65%, respectivamente, no mês de novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em terceiro lugar, com 51% de redução, ficou o número de roubo de carros na cidade. O comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Carmo, atribui esses indicadores “a presença maior de policiais nas ruas”.
– A Polícia Militar precisa ser vista nas ruas. É isso que transmite a sensação de segurança e a prevenção dos delitos – diz o comandante. Ele assumiu o comando do batalhão de Niterói há três meses. Desde então, a PM tem feito incursões pontuais em áreas mais violentas como o Fonseca, onde era elevado o número de carros roubados.
Os assaltos a ônibus foram reduzidos em 85% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram duas ocorrências, contra 13 em novembro de 2020. Os assaltos a estabelecimentos comerciais caíram 65%, com oito ocorrências contra 23 em 2020. Na tabela, o 12° BPM demonstra a redução dos indicadores de violência em Niterói. A queda do número de casos registrados coincide com a substituição do Programa Niterói Presente, que era coordenado pela prefeitura. Agora, o Segurança Presente é comandado pelo governo do Estado.
Morador de Niterói, o ten-cel Marcelo Carmo conhece bem a cidade, depois de ter sido coordenador do Grupamento Tático Móvel (Getam) e do Proeis no 4° Comando de Policiamento de Área. No comando do 12° BPM, diz ter traçado “um planejamento com foco no trabalho de inteligência, mas estimulando também a ostensividade”. Com ações coordenadas e integradas com o Segurança Presente e operações nas áreas com maior incidência criminal, a PM vem conseguindo conter o crime em Niterói.
O Coronel Marcelo Carmo tem todo meu respeito!
Em 3 meses já estamos vendo excelentes mudanças!
Parabéns!!