New here? Register. ×
×

Colecionador guarda preciosidades em 30 mil discos de vinil, em São Gonçalo

Escrito por Gilson Monteiro às 17:55 do dia 12 de junho de 2020
Sobre: Memória musical
  • Erasmo Carlos e Valdir Oliveira
12jun
Erasmo Carlos e Valdir Siqueira

Erasmo Carlos visita a coleção de Valdir Siqueira

A procura pelos discos de vinil voltou a crescer entre os colecionadores novos, antigos e até os curiosos que apreciam as famosas bolachas, diz Valdir de Almeida Siqueira. Ele tem 30 mil compactos e discos de 78 rotações, catalogados e em prateleiras nos cômodos de sua casa, no bairro da Mangueira, em São Gonçalo.

–  É só observar que as lojas já começaram a vender toca-discos, num sinal de que vamos voltar à década de 40, quando esse formato de disco surgiu – diz Valdir.

Desde os 7 anos de idade ele ficava antenado com as músicas que ouvia no rádio. Aos 12 anos, anotava em um caderno o nome da canção e o de seus autores. Dois anos depois, o irmão lhe emprestou um compacto de Elvis Presley, que de tanto tocar por anos, virou usucapião.

Aos 19 anos Valdir começou a comprar discos e nunca mais parou. Aos 29 anos conseguiu comprar uma vitrola completa, boa para época, com amplificador e caixas de som potentes.

Aos 70 anos, continua com uma ligação de amor com o vinil. Segue o mesmo ritual de ligar a vitrola, colocar o disco e apreciar a relação do vinil com a agulha. Aprecia cada capa e imagina o jeito que o artista pensou ao ordenador o repertório musical. Tudo isso lhe dá prazer e alegria.

É difícil imaginar o artista ou o conjunto que Valdir não tenha em sua extensa coleção. Estão nas suas prateleiras álbuns dos Beatles, Elvis Presley, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa, Elis Regina, Tim Maia, Jorge Bem, Geraldo Alston e quem mais você imaginar.

O conhecido pesquisador musical, vizinho e amigo de Altay Veloso, recebe constantemente uma ligação de artistas famosos pedindo cópias de discos com músicas que eles não estão mais encontrando.

Valdir é a memória viva da música em vinil.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

5 thoughts on “Colecionador guarda preciosidades em 30 mil discos de vinil, em São Gonçalo

Comments are closed.