Publicidade
Notícias

Clube Tamoio tem sua sede arrematada em leilão para cobrir dívida trabalhista

Publicidade

O Tamoio Futebol Clube fechou as portas nesta quinta-feira (21/10), depois de ter seu terreno na Avenida Kennedy e todas suas benfeitorias (piscinas, quadras esportivas, etc) arrematados em leilão por R$ 2 milhões. As chaves do tradicional clube de São Gonçalo foram entregues a um oficial de Justiça cumprindo decisão do juiz da 2ª Vara do Trabalho no município para pagamento de uma dívida trabalhista com uma advogada.

Confirmado em março deste ano como patrimônio público e cultural de São Gonçalo por decisão do Tribunal de Justiça, que reconheceu a constitucionalidade do projeto de lei 704/2017, aprovado pela Câmara Municipal, no ano em que o clube, fundado em 1917, comemorou seu centenário, o Tamoio já teve seu tempo de glamour quando abria seu salão para as mais requisitadas festas da sociedade fluminense. Também sediou disputado concurso de fantasias, abrindo o carnaval carioca.

Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo, pela história dessa agremiação e por tudo que ela representa para o povo da cidade, deveria encontrar uma solução para não deixar morrer esse patrimônio de glória e tradição.

O Tamoio conta com mais de 20 mil associados. Jorair Ferreira, presidente do clube, diz que a diretoria vai recorrer da decisão judicial, questionando por que o terreno e todas as suas benfeitorias foram arrematados apenas por R$ 2 milhões. O imóvel, afora o valor cultural do clube, valeria bem mais.

Depois de ser palco de concursos de fantasias de luxo e originalidade disputados por Clovis Bornay, Wilza Carla e Evandro Castro Lima, entre outros, o Tamoio passou as últimas décadas longe dos holofotes. Além de participar da abertura oficial do carnaval carioca, nos anos 60, 70 e 80, o clube disputou campeonatos fluminenses de futebol. O time gonçalense viveu dia de glória quando empatou por 3×3 com o Flamengo, em 1949. Apesar de, no ano seguinte, ter levado uma goleada de 9 x 0 do time rubro-negro, o feito anterior nunca foi esquecido.

Há cerca de 50 anos, o Tamoio construiu moderno parque aquático, até hoje bastante frequentado pelos associados. Nos últimos anos, virou palco de shows de música popular, lotando seu ginásio. Em 2017, quando completava cem anos, a Câmara Municipal aprovou o tombamento do clube. A Lei teve sua constitucionalidade questionada pela Procuradoria Geral do Estado. O órgão queria revogar a decisão. Argumentava que o tombamento somente poderia ser feito por lei de iniciativa da prefeitura. A lei foi sancionada pelo então prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, no dia 3 de agosto de 2017. Em março último foi confirmado como patrimônio público e cultural de São Gonçalo pelos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio.

Clube Mauá lamenta

Alberto Goldstein, presidente do Mauá, lamentou o ocorrido com o tradicional e centenário clube coirmão. É a seguinte, a manifestação do dirigente:

“O Clube Esportivo Mauá e de toda a sua diretoria vem externar o grande lamento e pesar em face dos acontecimentos recentes, no qual foi decidida pela Justiça do Trabalho a Imissão de Posse, em favor do arrematante, da área onde por mais de 100 anos, nós gonçalenses, vivemos com a presença efetiva do Tamoio Futebol Clube, palco de grandes eventos da nossa sociedade. Aos diretores do nosso co-irmão enviamos nossos pesares e a nossa solidariedade.

Alberto Goldstein, presidente do Clube Mauá.”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 dias ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade