Publicidade
Notícias

Clube de Niterói guarda bandeira de navio naufragado no Canadá

Publicidade
Marcos Flavio, presidente do Rio Cricket, mostra a bandeira presenteada ao clube em 1921 pelo comandante Ernest Shackleton

O Rio Cricket nos seus 126 anos tem muitas histórias. O clube dos ingleses fundado em Niterói, além de ter sido pioneiro no futebol do antigo Estado do Rio de Janeiro, guarda com honra a bandeira do navio Quest, que recebeu em 1921 do comandante irlandês Ernest Shackleton.

No último dia 9 de junho, a embarcação britânica que naufragou em 1.962, foi encontrada no Mar Labrador, no Canadá. Shackleton participou de expedições britânicas de exploração da Antártida e tem sua saga relembrada por Marcelo Fellows, um craque da informática e um estudioso da história do Rio Cricket. Acompanhe a seguir o seu relato:

No bar social do Rio Cricket, encontra-se exposta a bandeira do Quest, último navio comandado pelo explorador irlandês Ernest Henry Shackleton.

Esta bandeira da Marinha Real Britânica foi entregue em dezembro de 1921 à comunidade inglesa que frequentava o Rio Cricket de forma bastante expressiva naqueles tempos.

Shackleton ficou imortalizado com sua expedição. Visava ser o primeiro a atravessar o Polo Sul, primeiramente com o navio Endurance. Infelizmente, a embarcação ficou presa nas banquisas (blocos de gelo flutuante) da Antártida, vindo a naufragar no que ficou conhecido como a Expedição Trans Antártica Imperial (1914–17), também nominada como Expedição Endurance, considerada como a última grande jornada da Idade Heroica da Exploração da Antártida.

Por toda sua perícia como líder e conhecedor da alma humana, após esta epopeia de muito frio, furacões, condições com toda sorte de precariedade, ao fim da jornada, todos os 27 tripulantes foram salvos vivos.

O naufrágio do Endurance foi descoberto em 5 de março de 2022, quase 107 anos depois de afundar, pela equipe de busca do Endurance22. Encontra-se a 3.008 metros de profundidade e está em boas condições. É designado como um local histórico protegido e monumento sob o Tratado da Antártida.

Por ironia do destino, ao chegar à Ilha Georgia do Sul em 1922, Shackleton veio a falecer. Ele estava no comando de nova expedição, desta vez no Quest, que ainda singrou os mares por mais quarenta anos, até naufragar no Mar Labrador, no Canadá.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Paixão e referência nacional no mercado de veículos clássicos, em Niterói

Wanderley Mendonça, um apaixonado por veículos clássicos e de coleção em seu showroom de Piratininga…

13 horas ago

Erthal Rocha recebe título de Intelectual do Ano na Academia Fluminense de Letras

A presidente da AFL, Márcia Pessanha, entrega a placa de Intelectual do Ano a Erthal…

3 semanas ago

Haroldo Enéas festeja seu aniversário em grande estilo na Villa H

Juliana Galvão e Bernardo Bezerra de Menezes, entre Marcelo Espíndola e Haroldo Enéas na movimentada…

3 semanas ago

Sabrina Sato quer morar em Itacoatiara: a paradisíaca praia de Niterói

Sabrina Sato curte o Sanduba do Marcelo na praia de Itacoatiara, onde quer morar com…

3 semanas ago

Niterói se despede de dois ícones: esporte e segurança pública em luto

Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…

4 semanas ago

Hospital Unimed Itaipu conquista selos de qualidade e segurança

Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…

4 semanas ago
Publicidade