Publicidade
Notícias

Clube de Niterói guarda bandeira de navio naufragado no Canadá

Publicidade
Marcos Flavio, presidente do Rio Cricket, mostra a bandeira presenteada ao clube em 1921 pelo comandante Ernest Shackleton

O Rio Cricket nos seus 126 anos tem muitas histórias. O clube dos ingleses fundado em Niterói, além de ter sido pioneiro no futebol do antigo Estado do Rio de Janeiro, guarda com honra a bandeira do navio Quest, que recebeu em 1921 do comandante irlandês Ernest Shackleton.

No último dia 9 de junho, a embarcação britânica que naufragou em 1.962, foi encontrada no Mar Labrador, no Canadá. Shackleton participou de expedições britânicas de exploração da Antártida e tem sua saga relembrada por Marcelo Fellows, um craque da informática e um estudioso da história do Rio Cricket. Acompanhe a seguir o seu relato:

No bar social do Rio Cricket, encontra-se exposta a bandeira do Quest, último navio comandado pelo explorador irlandês Ernest Henry Shackleton.

Esta bandeira da Marinha Real Britânica foi entregue em dezembro de 1921 à comunidade inglesa que frequentava o Rio Cricket de forma bastante expressiva naqueles tempos.

Shackleton ficou imortalizado com sua expedição. Visava ser o primeiro a atravessar o Polo Sul, primeiramente com o navio Endurance. Infelizmente, a embarcação ficou presa nas banquisas (blocos de gelo flutuante) da Antártida, vindo a naufragar no que ficou conhecido como a Expedição Trans Antártica Imperial (1914–17), também nominada como Expedição Endurance, considerada como a última grande jornada da Idade Heroica da Exploração da Antártida.

Por toda sua perícia como líder e conhecedor da alma humana, após esta epopeia de muito frio, furacões, condições com toda sorte de precariedade, ao fim da jornada, todos os 27 tripulantes foram salvos vivos.

O naufrágio do Endurance foi descoberto em 5 de março de 2022, quase 107 anos depois de afundar, pela equipe de busca do Endurance22. Encontra-se a 3.008 metros de profundidade e está em boas condições. É designado como um local histórico protegido e monumento sob o Tratado da Antártida.

Por ironia do destino, ao chegar à Ilha Georgia do Sul em 1922, Shackleton veio a falecer. Ele estava no comando de nova expedição, desta vez no Quest, que ainda singrou os mares por mais quarenta anos, até naufragar no Mar Labrador, no Canadá.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

10 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade