O Rio Cricket nos seus 126 anos tem muitas histórias. O clube dos ingleses fundado em Niterói, além de ter sido pioneiro no futebol do antigo Estado do Rio de Janeiro, guarda com honra a bandeira do navio Quest, que recebeu em 1921 do comandante irlandês Ernest Shackleton.
No último dia 9 de junho, a embarcação britânica que naufragou em 1.962, foi encontrada no Mar Labrador, no Canadá. Shackleton participou de expedições britânicas de exploração da Antártida e tem sua saga relembrada por Marcelo Fellows, um craque da informática e um estudioso da história do Rio Cricket. Acompanhe a seguir o seu relato:
No bar social do Rio Cricket, encontra-se exposta a bandeira do Quest, último navio comandado pelo explorador irlandês Ernest Henry Shackleton.
Esta bandeira da Marinha Real Britânica foi entregue em dezembro de 1921 à comunidade inglesa que frequentava o Rio Cricket de forma bastante expressiva naqueles tempos.
Shackleton ficou imortalizado com sua expedição. Visava ser o primeiro a atravessar o Polo Sul, primeiramente com o navio Endurance. Infelizmente, a embarcação ficou presa nas banquisas (blocos de gelo flutuante) da Antártida, vindo a naufragar no que ficou conhecido como a Expedição Trans Antártica Imperial (1914–17), também nominada como Expedição Endurance, considerada como a última grande jornada da Idade Heroica da Exploração da Antártida.
Por toda sua perícia como líder e conhecedor da alma humana, após esta epopeia de muito frio, furacões, condições com toda sorte de precariedade, ao fim da jornada, todos os 27 tripulantes foram salvos vivos.
O naufrágio do Endurance foi descoberto em 5 de março de 2022, quase 107 anos depois de afundar, pela equipe de busca do Endurance22. Encontra-se a 3.008 metros de profundidade e está em boas condições. É designado como um local histórico protegido e monumento sob o Tratado da Antártida.
Por ironia do destino, ao chegar à Ilha Georgia do Sul em 1922, Shackleton veio a falecer. Ele estava no comando de nova expedição, desta vez no Quest, que ainda singrou os mares por mais quarenta anos, até naufragar no Mar Labrador, no Canadá.
Obrigado por divulgar a história do Rio Cricket.
Muito bacana, parabéns pelo resgate dessa história.