Publicidade
Notícias

Clientes lotam bar reaberto por garçons

Publicidade

Palco de muitas histórias da vida niteroiense, o Steak House vai se mantendo de pé graças à abnegação e à necessidade de 78 funcionários que se viram sexta-feira (3/2) desempregados com o fechamento do tradicional bar e restaurante da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. No sábado seguinte os empregados reabriram por conta própria o Steak para a alegria de muitos boêmios e notívagos. E a casa lotou no fim de semana inteiro, como já não acontecia há algum tempo.

A notícia do fechamento dada aqui pela coluna se espalhou pela internet, formando uma corrente de lamentações, tristezas e recordações. Com a divulgação da reabertura do Steak, os leitores manifestaram alegria e alívio, e a casa ficou tão cheia nesse domingo ensolarado e depois à noite toda, que o maître Antônio de Freitas, o Maradona, não teve tempo de explicar aos fregueses as causas desse abre-e-fecha. Mais tarde, dizia ao colunista ter certeza que o Steak não pode fechar.

– Aqui tem história para escrever um livro – disse Maradona apontando para uma mesa onde, ao arrumar a casa, os garçons encontraram um par de muletas: “O freguês bebeu um pouco e esqueceu o apoio para andar; só veio buscar no dia seguinte. Outro tomou uns chopes além da conta e foi embora esquecendo o pai Idoso na mesa. Tinha um, que chegava por volta de 22 horas e só ia embora depois que bebesse 40 chopes. A casa era frequentada pelo mundo político e artístico. Na década de oitenta, na eleição para presidente, a parte de trás era ocupada pelos petistas de Lula e a da frente com os pedetistas de Brizola. A gente tinha que se desdobrar em atenções aos dois grupos, mas quem ganhou foi Color, cujos cabos eleitorais não eram nossos fregueses. Aqui sempre foi muito frequentado por professores e funcionários da UFF, médicos do Antônio Pedro, jornalistas e intelectuais. Muitas mulheres conheceram seus maridos aqui e outras se separaram porque encontraram seus esposos bebendo acompanhados por outras. Garçom tem que ser mudo, surdo e cego nessas horas”, afirma Maradona.

Na noite de domingo, o eclético violonista Mauro Costa Junior comandava uma mesa de músicos e intelectuais para dar força à turma da casa. Lembra que com 15 anos começou a tocar no Nice Club, um piano bar que ficava na parte de cima do Steak.

– Nunca mais parei de frequentar o Steak e lá se vão 36 anos. Sempre que termino um show no Rio ou em Niterói acabo a noite nesse restaurante. Vários são os motivos, fica aberto até mais tarde, a boa comida e a bebida, o tratamento especial dos garçons, a localização perto de casa e o clima reinante de amizade. Tem que continuar aberto, se fechar, vai deixar saudade e fazer falta. Já é patrimônio da cidade e devia ser tombado – disse Mauro Costa Junior sentado em uma mesa na calçada com os amigos Leri Machado, Marcos Lima, Marcelo Abreu e Mario Newman.   

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

3 minutos ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade