Publicidade
Notícias

Cirurgião destaca humanização na medicina durante evento da Oncomed em Niterói

Publicidade
J. J. Camargo e Luiz Felippe Judice, dois papas da cirurgia torácica, reunidos em evento da Oncomed / Foto: Mariana Esberard

A Oncomed, referência em oncologia no Grande Rio, que este ano completa 30 anos de atuação, reuniu em sua unidade de Niterói especialistas da área médica, em evento sobre os avanços no tratamento humanizado do câncer. O grande destaque da noite foi a palestra do cirurgião torácico J. J. Camargo, pioneiro no transplante de pulmão na América Latina. Destacou os desafios da medicina na era da tecnologia e a importância das relações humanas no cuidado com os pacientes. 

Com mais de 30 mil cirurgias realizadas ao longo de sua carreira, Camargo falou sobre o papel do médico no atendimento ao paciente. “É nos detalhes que se definem as relações humanas, mas quando o paciente percebe que o médico está com pressa, é o fim. Muitas pessoas não sabem consolar, e os médicos precisam entender que fazem a diferença: dar atenção, responder, ouvir”, destacou o especialista. 

Durante sua apresentação, Camargo relembrou cirurgias emblemáticas, como o transplante de pulmão intervivos e o caso de um menino que, devido a uma má formação na caixa torácica, passou anos dormindo de forma desconfortável até ser operado. Mais do que a técnica cirúrgica, o médico enfatizou a importância da empatia e do acolhimento no exercício da profissão. 

O coordenador do evento foi o papa da cirurgia torácica fluminense Luiz Felippe Judice. Catedrático da UFF, formou gerações de especialistas espalhados no Brasil e no exterior. É detentor de vários títulos, inclusive o de professor Honorário da Academia Nacional de Medicina.  Aos 85 anos, continua sendo consultado pelos colegas sobre casos mais complexos. Atua como professor Emérito e voluntário do Hospital Antônio Pedro e participa ativamente das principais reuniões médicas dos hospitais particulares da cidade.

O oncologista Alexandre Coury, que fundou a Oncomed em 1995, ressaltou a configuração diferenciada da instituição da rede privada, hoje com quatro unidades: duas em Niterói, uma em São Gonçalo e uma em Botafogo, no Rio de Janeiro. Seu equipamento de radioterapia é o único da cidade com tomografia 4D acoplada, o que possibilita a captação da imagem interna precisa, com a realização de um filme que registra até os movimentos respiratórios, garantindo que o alvo tumoral seja atingido durante o tratamento, sem maiores danos para o paciente.

A unidade da Oncomed no bairro de São Francisco, onde ocorreu o evento, foi construída especialmente para abrigar o equipamento de última geração usado na radioterapia. Desde a sua implementação há cinco anos, o setor já realizou mais de 40 mil atendimentos e tratou cerca de 2.500 pessoas, contando com tecnologia avançada, como a tomografia 4D acoplada, que permite maior precisão no direcionamento da radiação.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói cassa alvará de posto instalado em área nobre do Caminho Niemeyer

Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…

15 minutos ago

Ex-prefeito de Niterói batalha para receber indenização de Daniel Silveira

Axel Grael cobra de Daniel Silveira, desde 2021, indenização por danos morais A disputa entre…

21 horas ago

Exposição revisita a história de Niterói através de suas igrejas católicas

A igrejinha de São Francisco é uma das construções religiosas mais antigas de Niterói /…

3 dias ago

Hospital de Niterói é destaque entre os melhores da América Latina

O CHN está instalado com suas unidades especializadas em área central de Niterói / Divulgação…

4 dias ago

Capoeira sem fronteiras: niteroiense leva a arte brasileira à Europa

Mestre Branco abraçado com o italiano Fábio Soldi, que veio a Niterói receber a Corda…

7 dias ago

Academia de Niterói pioneira em natação de bebês tem alunos até de 98 anos

Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de…

1 semana ago
Publicidade