New here? Register. ×
×

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Escrito por Gilson Monteiro às 19:20 do dia 19 de novembro de 2024
Sobre: Inteligência rara
  • Renato Machado Cotta
19nov
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University (EUA)

O professor niteroiense Renato Machado Cotta, da COPPE-UFRJ, conseguiu mais um feito em sua brilhante carreira de cientista ao ingressar agora no MAE Alumni Hall of Fame, da North Carolina State  University (EUA). A importante conquista contempla ex-alunos dos cursos de Engenharia Mecânica Aerospacial, em reconhecimento por destaques profissionais, empreendedorismo e contribuições à sociedade.

Outra homenagem significativa foi a da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas que publicou em sua revista ABCM um artigo enaltecendo a trajetória de Cotta, que recebeu da entidade o seu principal prêmio, Leonardo Goldstein Jr.

Uma inteligência rara e precoce, desde a infância quando ainda sonhava em ser cientista, o que conseguiu com muito estudo, força de vontade e mérito próprio.

Começou a estudar com 4 anos de idade no Colégio Marília Mattoso. Aos 9 anos passou no concurso de admissão ao ginásio do Liceu Nilo Peçanha, uma referência na época. Como a idade mínima para ingressar naquele colégio público era 11 anos, entrou através de mandado de segurança. Mais tarde, com 15 anos, ainda cursando o segundo grau no Liceu, passou no vestibular para Engenharia Mecânica da UFF. Para iniciar o curso superior precisou de outra liminar do TJ.

Desistiu do curso no primeiro semestre, porque a UFRJ abriu prova para Engenharia Nuclear, onde passou nesse novo vestibular, já enfeitiçado por essa especialização. Formado com 21 anos, rumou para o doutorado na North Carolina State University, concluindo em 1985 o PhD em Engenharia Mecânica-Aeroespacial.

Naquele mesmo ano retornou ao Brasil e foi ser professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na UFRJ está hoje filiado à Escola Politécnica (graduação) e à COPPE (pós-graduação), onde construiu em boa parte a carreira científica, chegando a professor titular.

No seu enorme currículo consta a profunda contribuição dada ao Programa Nuclear da Marinha e ao Programa Nuclear Brasileiro e suas instituições, como consultor em vários projetos. Presidiu a Comissão Nacional de Energia Nuclear e foi membro designado do Conselho Nacional de Política Energética. Atualmente é consultor técnico da estatal Amazul, do Ministério da Defesa.

Renato Cotta pertence a uma família tradicional dos meios jurídico e médico, sendo ele uma fera como cientista renomado na área nuclear.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|