New here? Register. ×
×

Chuva inunda ruas de Niterói e isola bairros da Região Oceânica

Escrito por Gilson Monteiro às 11:26 do dia 6 de janeiro de 2023
Sobre: Nadando em petrodólares
06jan
Carros e ônibus que saem do túnel Charitas-Cafubá são desviados para a Rua Armando Lopes. Daí em diante, a Avenida Sylvio Picanço está inundada

A chuva que caiu na madrugada dessa sexta-feira (6) em Niterói deixou moradores da Região Oceânica isolados em suas casas, enquanto a prefeitura nada em petrodólares (este ano vai receber R$ 2,3 bilhões) e cobra um dos IPTU mais caros do país. No Engenho do Mato, a Rua São Sebastião mais uma vez virou um rio caudaloso. O mesmo aconteceu com a Avenida Sylvio Picanço, em Charitas, dificultando o trânsito do túnel em direção a São Francisco, que precisou ser desviado da orla para ruas internas do bairro.

No Engenho do Mato, operários da empreiteira que desde junho trabalham na obra de drenagem e pavimentação de ruas do bairro rural, somente conseguiram atravessar a São Sebastião em um trator (veja o vídeo), encontrando pelo caminho casas, carros e motos inundados. “Tem mais de meio metro de água, será que a máquina vai aguentar?”, diz um dos operários no vídeo.

Em Charitas, no outro extremo da milionária obra da Transoceânica, a rua de acesso e chegada dos túneis que ligam a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói está alagada. Alguns carros que tentaram vencer a inundação acabaram enguiçados. Como paliativo, agentes da NitTrans estão desviando o trânsito para as ruas internas de Charitas até atingir São Francisco. Esse desvio pela Rua Armando Lopes é criticado por moradores. As ruas internas são estreitas e, além disso, para chegar a São Francisco os carros precisam trafegar em vias pela contramão.

Veja o vídeo. Só trator consegue passar pela Rua São Sebastião, no Engenho do Mato

O alagamento da Sylvio Picanço começou depois que a prefeitura de Niterói fez a garagem subterrânea de Charitas. A obra fechou os canais de drenagem pluvial para o mar. No ano passado, o problema se agravou assim que a NitTrans fechou um retorno da Sílvio Picanço. Ele servia para motoristas escaparem das enchentes por uma pista reversível no sentido contrário.

A União dos Síndicos de Charitas vai denunciar essa situação à promotora de Justiça Renata Scarpa, para que o Ministério Público estadual cobre providências à prefeitura.

Após cada enchente como a de hoje, as Secretarias de Obras e de Serviços Públicos não se mexem. Não mandam logo as máquinas para ajudar a escoar a água. No Engenho do Mato, as pessoas ficam isoladas sem poder ir trabalhar, comprar por delivery no mercado ou na farmácia e ficam até sem socorro médico, em caso de alguém passar mal.

Cobrar IPTU, prefeitura sabe

Esses problemas acontecem mesmo quando as chuvas não são muito fortes, como nesta madrugada. Mas a prefeitura de Niterói, que sabe cobrar o IPTU mais caro do país, não parece se importar com o drama de moradores que têm suas casas alagadas.

A cobrança do IPTU transborda nas caixas de correspondência dos niteroienses. Muitos deles surpreendidos com absurdos reajustes de mais de 50% no valor do imposto a pagar. Já são centenas de pedidos de impugnação de lançamento do IPTU majorado acima da lei inundando as mesas do Departamento de Tributação da Secretaria municipal de Fazenda.

Com mais de 60 secretarias, autarquias e empresas públicas, além de mais de seis mil cargos comissionados, a gestão do prefeito Axel Grael não funciona em benefício dos contribuintes. Niterói vive hoje só de marketing político. A cidade que no passado já foi a melhor em qualidade de vida, hoje vê sua população sofrer pelos péssimos serviços prestados pela administração municipal.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

23 thoughts on “Chuva inunda ruas de Niterói e isola bairros da Região Oceânica

  1. Ah sim… Não tentem sair da Região Oceânica pela “porta dos fundos”. Chegar na RJ-106 via Várzea das Moças é praticamente um rally!

  2. Grande vergonha para qualquer gestor bem intencionado seria ver a avenida em Charitas alagada, como sempre, na região daquele estacionamento questionável.
    Ruas e avenidas são esburacadas, principalmente pela concessionária de água/esgoto, por várias vezes no mesmo local, fazendo um recapeamento porco e sempre desnivelado. Enquanto isso ninguém dessa gestão atual municipal aparece para que o serviço seja feito corretamente.
    A avenida Francisco da Cruz Nunes, e outras também, não recebem atualização da sinalização horizontal desde muito tempo colocando em situação de risco quem dirige pois muitos não respeitam suas faixas.
    Rampas feitas para travessia de pedestres, na região da chamada rótula do posto Monza, servem apenas para estacionamento irregular de veículos, inclusive oficiais, ocasionando mais situações de risco em uma rótula estrangulada pela obra de uma praça inútil para a população, que nada agregou ao contribuinte local. A bagunça viária nesse logradouro é constante e ninguém faz nada, como sempre.
    E essa turma foi eleita no 1º turno pelo contribuinte niteroiense.

    Agora, “guenta” Fonseca !!!

  3. O Largo da Bandalha (batalha), é terra de ninguém. Motoboys andando na contra mão na frente dos agentes de trânsito, guarda municipal, enfim… Nem a polícia quer ficar por ali. Aquilo é uma verdadeira favela! O posto de saúde lotado, a população desavisada, acha que aquilo é hospital, nunca será! Qualquer coisa que sintam, correm pro posto. Pior é saber que lá deixam pessoas internadas sem menor condições, por isso, de vez em quando tem um óbito naquele posto. A umidade é um verdadeiro cabidaço de empregos , tem gente lá empregando a família inteira, vergonhoso!

  4. Ruas alagadas na região oceânica não é nada comparada as enchentes dentro de casa com agua de esgoto que depois dessas obras passaram a ficar assim tds as chuvas!
    Nojo desse prefeito!!!

  5. Moro no Maravista Itaipu , infelizmente o descaso dessa prefeitura é enorme. IPTU R$1900,00 . Minha rua tem 800 metros , fizeram a urbanização da rua paralela e quando chegaram na esquina da minha rua a obra parou. Alegaram q constava como urbanizada. Obras mal feitas, prefeitura fazendo a população de palhaço 🤡 .

    1. Na Rua da Amizade em Itaipu nao tem sistema de esgoto pluvial. Toda agua que desce do Morro da Andorinha fica empossada na rua, danificando o asfaldo, que já nao é grandes coisas.

    2. Uma abertura no meio fio para a água escorrer, resolveria o problema de Charitas. Mas irão gastar milhões.

    3. Moro no Engenho do Mato, a empresa contratada é péssima. Quebrou minha calçada e deixou lama no local. Criou um rio na antiga rua 59, que hoje se chama Geralda não sei o que, tem nome mas não tem placa. Sugiro o impeachment desse prefeito. Aliás, o bairro do Engenho do Mato nunca foi lembrado por nenhum prefeito, nem mesmo Rodrigo Neves, se dignou a dar qualidade de vida aos moradores. Mas o IPTU, todo ano subia para privilegiar a burguesia que habita áreas nobres como Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, e zona sul da cidade. Estamos abandonados. Meu nome é Sandra, e vou recorrer. Só pagarei IPTU, quando esse bairro fizer parte de Niterói.

    4. Senhores, minha rua Doutor Rosane Tavares Guimarães no Bairro Maravista com IPTU de 2500,00 considerada a pior rua de Itaipú e consta que já foi asfaltada 3 vezes…foi quando a rua se chamava Rua 85…depois, como Rua Maria Tereza…uma comissão foi na Prefeitura e recebemos uma ideia…SE MUDEM…

    5. Tenho parentes na Rua Antônio Luiz Saião, antiga rua o (de ovo) e essa rua foi asfaltada pela metade (para a inauguração da estação de tratamento de esgoto de Itaipu). O restante da rua continua até hoje sem asfalto, conclusão, o trecho mais baixo alaga e invade casas. Tenho fotos desses últimos dias, onde até a casa dos meus pais entrou água.

  6. TEM EM TODA CHUVA, UMA PISCINA PERTO DO LARGO DA BATALHA ( ESTRADA WASHINGTON LUIS – PERTO DA GARAGEM DE ÔNIBUS GARCIA E SANTO ANTÔNIO). MAS, DINHEIRO PRA SHOWS COM ARTISTAS CONSAGRADOS, ÁRVORE E ILUMINAÇÃO DE NATAL, NO CAMPO DE SÃO BENTO, ISSO NÃO FALTA

  7. É uma vergonha!!! Descaso com a população, que paga caríssimo e não tem retorno. Enquanto isso, o prefeito destina 8 milhões e 300 mil para as escolas de samba. Mas, infelizmente, esses maus políticos conseguem se eleger e se reeleger.

    1. Minha samuel wainer filho com Travessa J, uma vergonha toda chuva a rua alaga e depois fica a lama de mal cheiro quando a água abaixa , essa prefeitura é omissa , mas o carnê do IPTU chega e todo ano com aumento.

  8. Vem aqui na rua dr rubens falcão. Já são 13 anos de descaso. Desde ontem está um rio e cheia de buracos. Iptu 85% maior que 2022

  9. Nós da Região Oceânica, há anos sofremos com os desleixos da administração municipal. O que tem de administração regional, é festa! E nada, absolutamente nada resolvem, só cabides de empregos, para cabos eleitorais.
    Os desvios de verba devem ser grandes, pra pagar essa turma toda.
    Aqui no Jardim Fluminense, Engenho do Mato, as obras e os materiais usados para o calçamento e drenagem das ruas são bem ruizinhos. Nem terminou e já apresentam problemas.
    UMA VERGONHA!

    1. Verdade. Material ruim, mão de obra ruim e organização da obra péssima. Abrem e fecham o mesmo buraco mil vezes. Incompreensível. E assim que o trecho fica pronto já tem algo quebrado.

      1. Penso a mesma coisa..todas as vezes que chove é a coisa, e fico me perguntando pra que essas festas toda em Niterói.Enquanto a população vive em apuros com tantos descansos.É árvore é shows e mais shows
        É só pra iludir os que gostam da bagunça e gosta de se iludir.

  10. Maior engano para os moradores de Niterói acreditarem que essa prefeitura faz alguma coisa por alguém.
    O que eles sabem fazer muito bem feito é comprar enfeite de Natal e colocar árvore milionária para “cegos” irem admirar achando que os problemas da comunidade estariam resolvidos.
    Gostaria que hoje turistas viessem conhecer a Niterói verdadeira e vê que arapuca horrível é isso aqui em todos os sentidos… Moro em maravista em Itaipu isso aqui parece um filme de terror A nível de urbanização e segurança….

    1. Esse prefeito é uma vergonha! Péssimo administrador!
      A cidade precisando de inúmeras obras sérias e ele fazendo ciclovia!

  11. Essa prefeitura tá de brincadeira. Niterói parece terra de ninguém. Largo da bandalha, trevo de Maria Paula, Rio cricket e muitos mais lugares. Nada fazem um absurdo

Comments are closed.