Publicidade
Categories: Sem categoria

Cherne de 118 quilos é a atração no Mercado São Pedro, em Niterói

Publicidade

Um peixão de 118 quilos chamava a atenção, hoje (25/11), dos frequentadores do tradicional Mercado São Pedro, no Centro de Niterói. Era um cherne pescado em alto mar que acabara de ser entregue no boxe 105 (veja o vídeo). Achiles Mandarino e sua experiente equipe trataram de descamar o cherne para ser vendido em filés por R$ 80,00 o quilo. A cabeça pesando 26 quilos foi reservada para um cliente.

Antes da pandemia e da crise econômica que se abateram sobre o país, os boxes do Mercado São Pedro vendiam duas toneladas de frutos do mar por semana. Hoje são vendidos 600 quilos por semana. Mas se o consumo caiu, o ambiente continua movimentado. No segundo piso tem uma área de gastronomia. Os restaurantes têm como cardápio principal os frutos do mar que o cliente pode comprar nos boxes levar para serem preparados na hora.

O cherne é um peixe de águas profundas. De carne considerada nobre, ele se alimenta de outros peixes, camarões, lulas e crustáceos. O exemplar que chegou nesta quinta-feira ao Mercado São Pedro não era dos maiores. A espécie pode medir dois metros de comprimento e pesar 380 quilos.

Quando jovem, é conhecido como cherne-pintado. Isto porque nesta fase tem cor de chocolate (às vezes bem escura, outras vezes clara), com manchas brancas ao longo do corpo (daí o nome).

Também é conhecido por chernote, chernete, cherna e mero-preto. Muitos o consideram um primo próximo da garoupa. Mas em geral, quando já adulto, a coloração deste cherne, chamado de “verdadeiro”, varia do marrom-avermelhado à ferrugem. Com uma ressalva: alguns indivíduos têm o ventre mais claro. Para pescá-lo, as iscas naturais são bastante eficientes (lulas, tentáculos de polvo e filés de bonito).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha recebe título de Intelectual do Ano na Academia Fluminense de Letras

A presidente da AFL, Márcia Pessanha, entrega a placa de Intelectual do Ano a Erthal…

3 dias ago

Haroldo Enéas festeja seu aniversário em grande estilo na Villa H

Juliana Galvão e Bernardo Bezerra de Menezes, entre Marcelo Espíndola e Haroldo Enéas na movimentada…

3 dias ago

Sabrina Sato quer morar em Itacoatiara: a paradisíaca praia de Niterói

Sabrina Sato curte o Sanduba do Marcelo na praia de Itacoatiara, onde quer morar com…

4 dias ago

Niterói se despede de dois ícones: esporte e segurança pública em luto

Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…

1 semana ago

Hospital Unimed Itaipu conquista selos de qualidade e segurança

Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…

1 semana ago

50 anos que transformaram um clube de Niterói em lenda do esporte

O rugby exige disciplina, coletividade e resiliência dos atletas / Foto: Divulgação O Niterói Rugby…

2 semanas ago
Publicidade