Publicidade
Notícias

Casos de Covid diminuem em Niterói e Grael flexibiliza medidas restritivas

Publicidade

Shoppings centers, lojas de rua e cafeterias abrem na próxima segunda-feira em Niterói, anunciou o prefeito Axel Grael hoje. Disse que a flexibilização é possível devido “ao esforço que a sociedade niteroiense fez nas últimas três semanas”. Com as medidas restritivas, o indicador da evolução da Covid na cidade caiu de 12,88 para 10,5 (bandeira Laranja). Falta meio ponto, ainda, para voltar ao Amarelo II, o que até o dia 19 deverá ocorrer. A vacinação da primeira dose contra o coronavirus somente será retomada amanhã (16/04). As 8.560 doses da vacina da Fiocruz foram entregues pela Secretaria estadual de Saúde hoje (15). Um novo calendário ainda deverá ser anunciado pela prefeitura.

Restaurantes a la carte já voltaram a funcionar hoje, das 11h às 21h. Bares e quiosques de praia abrirão somente quando o índice for Amarelo II. Atividades esportivas individuais e coletivas na praia, estúdios de dança, academias e a prática de canoa havaiana estarão liberados na segunda-feira (19). A ressalva é a de que todos deverão observar as medidas de controle sanitário determinadas pela Secretaria de Saúde municipal.

Na terça-feira (20), será a vez de reabrirem as bancas de jornal e os salões de beleza. No dia 21, será a vez dos clubes esportivos. Teatros, cinemas e similares poderão reabrir no dia 22 (quinta-feira).

Os bares e quiosques serão autorizados a funcionar assim que a Secretaria de Saúde registrar que os indicadores da Covid desceram para o nível Amarelo II. O mesmo para as casas de festas e casas noturnas.

As aulas presenciais do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental I estão autorizadas a partir de segunda-feira (19). As turmas do quarto e do quinto ano voltam à escola no dia 26.  Os colégios do Ensino Fundamental II terão aulas presenciais a partir do dia 3 de maio. O Ensino Médio e o Superior, bem como demais atividades de educação, retornarão quando o indicador síntese for menor do que 10, no Amarelo II.

O indicador síntese seguido pela prefeitura de Niterói leva em conta o número de novos casos e óbitos confirmados por Covid-19, assim como a ocupação dos leitos hospitalares.

Segundo anunciou hoje o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, em Niterói após três semanas de fechamento do comércio e de outras medidas para aumentar o isolamento social no município, “a boa notícia é a redução de dois indicadores fundamentais”. Foram a queda do número de atendimentos nas unidades de urgência e do número de pessoas precisando de internação”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

15 horas ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade