Publicidade
Notícias

Casos de Covid aumentam nos hospitais, ocupação de UTIs sobe para 36%

Publicidade

Com 216 pacientes internados com Covid nos hospitais privados de Niterói hoje (09/03), o número de casos subiu, em uma semana, para 35% do total de vagas disponíveis para internação. No dia 2 de março eram 160 casos, segundo o Sindicato dos Hospitais de Niterói (Sindhleste). A taxa de ocupação subiu de 23% para 34%, havendo 115 quartos ocupados. Nas UTIs, a taxa aumentou de 29% para 36%, com 101 leitos ocupados.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de Niterói, até 8 de março a cidade registrou 29.752 casos de coronavírus confirmados, com 848 óbitos. Destas, 28.523 teriam sido curadas. O número de contaminados em cada semana epidemiológica pela divulgação da prefeitura, é sempre menor do que o do Sindhleste. Seriam pelos dados oficiais 164 em isolamento e 217 hospitalizadas na última semana em Niterói.

Na próxima quinta-feira (11/03), o prefeito Axel Grael disse que, com seu gabinete de crise, vai decidir se as medidas restritivas que decretou no último dia 05/03 vão continuar valendo até o dia 21 de março ou se serão feitos “alguns ajustes possíveis”. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, não está descartado o endurecimento das medidas que chamou de “não-farmacológicas”, para maior restrição à circulação de pessoas em reforço às medidas sanitárias.

Segundo o prefeito de Niterói, o escalonamento dos horários de funcionamento permitidos para o comércio de lojas de rua, shoppings centers, bares e restaurantes  foi para “diminuir o número de pessoas viajando nos ônibus ao mesmo tempo”. Porém, mesmo com o toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas das 23h às 5h, o índice de isolamento social, desde domingo (07/03), registra a média semanal de 41,8%.  Um índice abaixo dos 69% de isolamento social verificados em 22 de março do ano passado. Desde então, essa taxa vem caindo. Na segunda-feira, o índice diário ficou em 36%.

País bate novo recorde de mortes diárias

O Brasil ultrapassou a marca de 1,5 mil mortes diárias por covid-19, segundo a média móvel de sete dias divulgada pelo boletim Monitora Covid, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na segunda-feira (8) foram registrados 1.525 óbitos, 51% a mais do que a média observada há um mês (1.010 mortes) e 45% acima dos óbitos de 14 dias antes (1.052 registros).

O boletim também indica recorde de mortes diárias, segundo a média móvel, há 13 dias consecutivos. O recorde atual está 39% acima do patamar máximo registrado no ano de 2020 (1.096 mortes em 25 de julho).

O número de casos diários confirmados de Covid-19, de acordo com a média móvel de sete dias, também está em um patamar alto. Ontem foram registrados 66.380 casos, segundo nível mais alto desde o início da pandemia, ficando abaixo apenas do número do dia anterior (66.869).

O número de casos registrados na segunda-feira é 41% superior ao observado 14 dias antes (46.921 casos) e 46% acima do notificado um mês antes (45.536). (Com Agência Brasil)

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade