New here? Register. ×
×

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Escrito por Gilson Monteiro às 16:50 do dia 18 de agosto de 2025
Sobre: Tim-tim
  • Taiana Jung e Rui Marcos lançam Contos de Vinho 2, Niterói
18ago
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países em seu novo livro / Divulgação

O casal niteroiense Taiana Jung e Rui Marcos está de volta às prateleiras com o aguardado lançamento de Contos de vinho 2, sequência do sucesso editorial de 2021. O novo volume será apresentado ao público na próxima quinta-feira (21), às 19h, na Livraria da Travessa de Niterói, localizada na Rua Tavares de Macedo, em Icaraí.

A obra reúne histórias e curiosidades sobre 50 rótulos de vinhos de 16 países, incluindo clássicos consagrados da França, Itália e Argentina, além de descobertas surpreendentes de regiões menos conhecidas como Bolívia, Romênia e Marrocos. O Brasil também marca presença com vinhos de estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais e até do próprio Rio de Janeiro.

Com textos leves e saborosos, os autores exploram desde ícones como o champanhe Cristal e o Amarone della Valpolicella Montresor até rótulos inusitados como o romeno Wine Chocolate Sweet e o norte-americano Ménage à Trois. O livro também apresenta curiosidades sobre produtores renomados, como Luís Pato e Peter Lehmann, e inova ao incluir uma tabela para que os leitores possam avaliar os vinhos conforme forem degustando.

Segundo Taiana, a proposta vai além da técnica: “A relação com um vinho é influenciada pelo momento, pela companhia, pela comida, pela música e pelas memórias que ele desperta.”

Publicado pela Editora Máquina de Livros, Contos de vinho 2 tem 200 páginas e chega às livrarias e plataformas digitais com preços de R$ 59,90 (impresso) e R$ 39,90 (e-book). Uma celebração à enocultura e à arte de contar histórias através dos sabores do mundo.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *