Publicidade
Notícias

Carros pifam com gasolina batizada

Publicidade

Já são mais de 35 carros enguiçados por combustível adulterado estacionados no pátio da concessionária Hayasa, em Pendotiba, aguardando reparo. Motoristas contaram que abasteceram em postos da Região Oceânica e também do Centro de Niterói e, logo em seguida, o motor do carro não pegava.

Mecânicos explicam que o excesso de solventes misturado à gasolina ou ao etanol deixam os motores sem compressão nenhuma. Ao abrirem o motor dos carros afetados verifica-se que os anéis de segmento estão colados, pois ficaram sem pressão para retornar e a sensação era a de que o carro bate pino. É preciso reparar o cabeçote dos motores para o veículo voltar a andar.

A bomba de combustível e as válvulas injetoras são as primeiras peças a serem afetadas pelo combustível com excesso de solvente. A mistura, em contato com o óleo do motor, ainda pode causar danos no sistema de lubrificação.

Mecânicos alertam que, se o combustível estiver adulterado, o funcionamento do motor falha, há um odor muito forte saindo do escapamento ou dificuldade de dar a partida. Outros problemas causados são o derretimento das mangueiras de combustível; entupimento do carburador (no caso dos carros que ainda usam o sistema); bicos injetores comprometidos; corrosão dos pistões; e, em casos mais graves, a perda do motor.

Segundo o site da Agência Nacional do Petróleo, o último registro de fiscalização do órgão em postos de combustível de Niterói é do ano passado. Foram interditados e/ou autuados doze postos na cidade, sendo cinco na Região Oceânica; três no Centro; e um em Pendotiba, Várzea das Moças, Cubango e Barreto.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

3 dias ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

4 dias ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

6 dias ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

2 semanas ago

Pinheiro Junior celebra 91 anos com a família em Niterói e anuncia novo livro

Pinheiro Junior e seu novo livro –- Fantasmas Baldios – com lançamento marcado para dezembro…

2 semanas ago

Mary Wermelinger e sua dedicação à educação transformadora em Niterói

Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…

2 semanas ago
Publicidade