Publicidade
Notícias

Carros pifam com gasolina batizada

Publicidade

Já são mais de 35 carros enguiçados por combustível adulterado estacionados no pátio da concessionária Hayasa, em Pendotiba, aguardando reparo. Motoristas contaram que abasteceram em postos da Região Oceânica e também do Centro de Niterói e, logo em seguida, o motor do carro não pegava.

Mecânicos explicam que o excesso de solventes misturado à gasolina ou ao etanol deixam os motores sem compressão nenhuma. Ao abrirem o motor dos carros afetados verifica-se que os anéis de segmento estão colados, pois ficaram sem pressão para retornar e a sensação era a de que o carro bate pino. É preciso reparar o cabeçote dos motores para o veículo voltar a andar.

A bomba de combustível e as válvulas injetoras são as primeiras peças a serem afetadas pelo combustível com excesso de solvente. A mistura, em contato com o óleo do motor, ainda pode causar danos no sistema de lubrificação.

Mecânicos alertam que, se o combustível estiver adulterado, o funcionamento do motor falha, há um odor muito forte saindo do escapamento ou dificuldade de dar a partida. Outros problemas causados são o derretimento das mangueiras de combustível; entupimento do carburador (no caso dos carros que ainda usam o sistema); bicos injetores comprometidos; corrosão dos pistões; e, em casos mais graves, a perda do motor.

Segundo o site da Agência Nacional do Petróleo, o último registro de fiscalização do órgão em postos de combustível de Niterói é do ano passado. Foram interditados e/ou autuados doze postos na cidade, sendo cinco na Região Oceânica; três no Centro; e um em Pendotiba, Várzea das Moças, Cubango e Barreto.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

4 horas ago

Marco Lucchesi distribui livros na Amazônia em projeto da Biblioteca Nacional

O almirante João Alberto de Araujo Lampert e o imortal Marco Lucchesi selando a parceria…

22 horas ago

Deslocamento casa/trabalho em Niterói é mais demorado que média nacional

Menos ônibus e mais carros mantém sempre congestionadas as vias de Niterói, como a Marquês do Paraná…

24 horas ago

HUAP suspende reagendamentos e manda pacientes oncológicos para UPAs

Comunicado fecha as portas do HUAP para pacientes não referenciados, e ainda agradece "a compreensão" É lamentável…

3 dias ago

Dona Henriqueta e os 48 anos da Gruta de Santo Antônio em Niterói

Dona Henriqueta e os filhos Marcelo e Alexandre Henriques mantém a tradição da culinária portuguesa…

5 dias ago

Niterói cassa alvará de posto instalado em área nobre do Caminho Niemeyer

Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…

1 semana ago
Publicidade