New here? Register. ×
×

Carnaval adiado afeta lojistas de Niterói, com dois feriadões no calendário

Escrito por Gilson Monteiro às 15:28 do dia 28 de janeiro de 2022
Sobre: Comércio ‘samba’
  • Desfile de carnaval na Rua da Conceição, em Niterói
28jan
Desfile de carnaval na Rua da Conceição, em Niterói
Lojistas preveem prejuízos com dois feriadões de carnaval

Com dois feriadões no calendário, o do carnaval de fevereiro adiado (25/2 a 01/03), e o de Tiradentes (21/04) com direito ao enforcamento da sexta-feira seguinte, os lojistas de Niterói já anteveem prejuízos. Serão causados pela troca de data dos desfiles de carnaval, que vai ser decidida na semana que vem pela prefeitura, mas provavelmente coincidirá com o dia de Tiradentes.

Charbel Tauil, presidente do Sindilojas, diz que “o feriado de carnaval vai existir mesmo sem desfile de escolas e blocos, mas o fora de época vai prejudicar o comércio duplamente”.

Para evitar que Niterói e os lojistas da Rua da Conceição e adjacências sejam os mais atingidos, o Sindilojas acredita que o ideal será fazer o desfile das escolas de samba no Caminho Niemeyer.

Segundo Tauil, como a prefeitura inicia a instalação das arquibancadas na terça-feira anterior aos desfiles, fazendo isto na Rua da Conceição “vai atrapalhar uma área comercial que está sofrendo com a queda das vendas”.

Leia também: Desfile de carnaval poderá ser no Caminho Niemeyer, em Niterói

O carnaval que seria de 25 de fevereiro a 1° de março foi suspenso por decisão do prefeito Axel Grael. Não serão permitidas apresentações de blocos de rua, carnaval de bairro e bailes em clubes. Mas o feriadão continuará valendo, a menos que o governo federal mude seu calendário de feriados nacionais.

Primeiro a prefeitura de São Paulo e depois a do Rio de Janeiro adiaram os desfiles oficiais para o feriadão de Tiradentes, que vai da quinta-feira 21 de abril ao domingo 24. Agora, essa decisão está sendo estudada pela prefeitura niteroiense.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|