A descarga de mercadorias para o supermercado Princesa da Rua Presidente Pedreira, no Ingá, feita a qualquer hora do dia, causa retenções e dificuldade de acesso dos veículos à Rua Paulo Alves, em direção ao Centro. Nesta quinta-feira (02/08), apesar do trânsito intenso às 10h30m, dois caminhões baú descarregavam produtos para essa loja.
Um deles ocupava a única vaga delimitada para a finalidade. O outro manobrava fechando o acesso à Paulo Alves, para estacionar também na frente do Princesa, bloqueando os carros parados na baia que deveria ser para estacionamento de fregueses do mercado e da farmácia ao lado.
Na esquina movimentada, não havia nenhum agente de trânsito da NitTrans, mas mesmo quando ali fica algum deles, parecem tolerar a infração. A permissão de estacionamento por 15 minutos para fregueses da farmácia ao lado, informada na placa afixada num poste, também fica prejudicada por dois motivos: um ambulante tem sua barraca montada no recuo e funcionários do Princesa param carros nas vagas restantes, sendo uma delas ocupada por paletes, caixotes e carrinhos do mercado.
Mobilidade na contramão
Eficiente com o reboque de veículos criticado por ser feito indiscriminadamente até em ruas sem nenhum movimento, a NitTrans age na contramão da mobilidade urbana. O decreto 11.356/2013 proíbe a carga e descarga de caminhões na Rua Presidente Pedreira, das 6h às 10h e de 16h às 20h nos dias úteis e no horário de 6h às 10h aos sábados.
Contraditoriamente, duas placas de trânsito enferrujadas e amassadas informam o início e o fim de uma vaga para carga e descarga permitida em frente ao Princesa, das 7h às 19h.
O Código de Posturas de Niterói prevê o embargo administrativo do alvará de licença “quando, em decorrência de cargas e descargas em estabelecimentos comerciais, ocorrerem transtornos ao Sistema Viário local, à circulação de veículos ou à mobilidade urbana, mesmo que tais transtornos sejam causados por terceiros, de forma reiterada ou na hipótese de descumprimento de ordem do agente competente”.
Mais uma contradição: no site da Nittrans uma tabela de horários de carga e descarga em bairros da cidade confirma a informação das placas de início e fim de área de carga e descarga na porta do supermercado do Ingá, o qual, por sua vez, foi autorizado a funcionar sem ter uma área própria para receber mercadorias, sem afetar o trânsito.
Se os carros nesse local forem multados e rebocados vc e boa parte da população vão reclamar da “indústria” da multa.