New here? Register. ×
×

Cardiologista tem como missão mostrar em Niterói porque prevenção é vida

Escrito por Gilson Monteiro às 14:56 do dia 4 de maio de 2023
Sobre: Saúde preventiva
  • Luiz Carlos Pacheco, Niterói
04maio
O médico Luiz Carlos Pacheco em seu consultório na Seacor, que fundou com o cardiologista Salvador Borges

Desde quando cursava o terceiro ano da Faculdade de Medicina da UFF, o então acadêmico acompanhava o grande mestre da cardiologia Salvador Borges. Este fazia palestras com o lema “Saúde é Prevenção, Prevenção é Vida” para pacientes nos hospitais Antonio Pedro e Santa Cruz, além de visitar colégios e clubes da Zona Norte de Niterói. O médico Luiz Carlos Pacheco, aos 73 anos, continua até hoje com a missão do professor, palestrando sobre prevenção para a comunidade em diversos lugares da cidade, sempre no último sábado de cada mês.

Convida sempre colegas de outras especialidades para orientar a população sobre como cuidar melhor do corpo, seguindo uma alimentação balanceada e praticando exercícios, dentre outras importantes recomendações.

Os dois respeitados cardiologistas fundaram há 31 anos o Seacor, um grande centro de saúde e prevenção, com unidades em Piratininga, Vital Brasil, Icaraí e Camboinhas. Salvador Borges se afastou em 1998, passando a cuidar somente de seu consultório, deixando a direção da clínica com Luiz Carlos Pacheco.

O doutor diz que ele e o grande incentivador e amigo levavam a orientação para a boa alimentação, o combate ao colesterol, a obesidade, a vida sedentária que já eram fatores de risco na década de 70. Na ocasião não possuíam os recursos avançados de hoje, havia menos exames e o arsenal terapêutico era escasso. Pacheco lembra que existiam, então, apenas dois ou três anti- hipertensivos.

São figuras admiráveis em todos os sentidos, como Luiz Carlos Pacheco e Salvador Borges, consagrado mestre da cardiologia, que fazem da medicina um sacerdócio. São dois exemplos para serem seguidos pelas novas gerações de doutores, que a gente só encontra na terra de Arariboia.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Cardiologista tem como missão mostrar em Niterói porque prevenção é vida

  1. Realmente o professor Salvador Borges e o Dr Luiz Carlos Pacheco são baluartes na prevenção de doenças que continuem firmes nessa pregação.

  2. Niterói está de parabéns por ter cardiologista renomados como esses, além de médicos seres humanos que se preocupam com seus pacientes.

Comments are closed.