Publicidade
Notícias

Capivara denuncia falta de conservação de canal cheio de mato em Niterói

Publicidade
Capivara posa para a foto enquanto pasta no canal da Presidente Roosevelt

Uma simpática capivara pastava tranquilamente, na manhã desta quarta-feira (23/02), no leito do rio que corta a Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco, Zona Sul de Niterói. A presença desse grande roedor denunciava a falta de conservação do canal que transborda e faz as ruas do bairro virarem rios quando chove mais forte. (Veja o vídeo)

É que o canal que recebe águas de nascentes de Pendotiba para desaguarem na praia de São Francisco está tomado pelo mato. Além de adorarem ficar na água para manter a pele úmida, as capivaras são herbívoras. Como o canal da Presidente Roosevelt está com uma vegetação abundante, encontram ali um prato cheio.

As capivaras são a maior espécie da ordem dos roedores. São considerados os animais mais simpáticos da natureza. Vira e mexe uma delas é flagrada na praia de São Francisco. Em aparições mais recentes na terra de Arariboia, uma foi se banhar em Icaraí; outra caiu na piscina de um condomínio e mais outra visitou o clube Sailling.

Capivaras medem entre 100 e 130 centímetros de largura e 50 de altura. Costumam pesar entre 30 e 80 quilos, dependendo do sexo. Fêmeas costumam ser um pouco maiores do que os machos.

O habitat delas é em áreas como margens de rios, estuários e pântanos. Bastante sociáveis, costumam viver em grupos de dez membros. Durante a temporada chuvosa, podem chegar a 40 membros por grupo e até 100 na seca. Esses grupos são sempre liderados por um único macho dominante. Herbívoras, só se alimentam de vegetação, normalmente plantas aquáticas e grama, mas opções como grãos, melões e abóboras também podem fazer parte da dieta das capivaras.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

1 dia ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

3 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade