Publicidade
Notícias

Caneco Gelado do Mário, tradição que completa 50 anos em Niterói

Publicidade

Há cinquenta anos ele chega junto com os peixes, que vêm direto do barco para sua cozinha, examina um por um, verifica se a escama está com brilho e os olhos transparentes. Pega uma faca afiada e começa a limpeza e o corte do pescado, cuidando também das lulas, polvos, lagostas, cavaquinhas, siris e camarões. Só deixa a cozinha à meia noite, quando fecha o restaurante na Rua Marquês de Caxias.

O nome dele é Mário Martins Ribeiro Carvalho, 77 anos, que vai ser homenageado dia 22 de novembro, com uma missa de Ação de Graças na igreja Nossa Senhora de Fátima, às 11 horas, pelo cinquentenário do “Caneco Gelado do Mário”, bar e restaurante que comanda e é o chef.

História de garra e sacrifícios

Nasceu em Fafe, distrito de Braga, Norte de Portugal. Lá cuidava de ovelhas quando, em 1953, seus pais vieram para o Rio. A família foi morar no Morro da Providência. Ainda menino, com 12 anos, foi ser lavador de pratos no restaurante Arouca, em Copacabana, trabalhando em pé encima de uma caixa de coca-cola, para conseguir alcançar a altura da pia.

Depois, passou a ajudante e logo foi promovido a garçom da Churrascaria Jardim, no mesmo bairro da Zona Sul do Rio.

Em 1969, atravessou a baía e abriu a lanchonete Rio-Niterói, na Marquês de Caxias. Servia pizzas, petiscos e suco de laranja.

Quando lançaram no comércio canecos de alumínio feitos em São Paulo, Mário foi no Ponto Frio e comprou 40. Ele colocava os canecos na geladeira para servir a cerveja também bem gelada.

O sucesso foi tão grande que os fregueses já chegavam ao bar pedindo um caneco gelado. Em  sua maioria, eram funcionários de estaleiros que vinham no final da tarde beber uma cerveja.

Bombou tanto, que deu para ele comprar financiada a primeira loja. E logo resolveu mudar o nome do estabelecimento para Caneco Gelado do Mário, que esta semana completa 50 anos.

O que ele gosta mesmo é de colocar o avental branco e ficar pilotando as enormes frigideiras e panelas, com receitas criadas por ele. Depois percorre as mesas para ver se os fregueses estão satisfeitos.

Dá uma dica: o peixe não tem que ter tempero nenhum além do sal, para manter o sabor. A não ser que o freguês peça um molho. Outra recomendação é quando fritar, o óleo tem que estar bem quente.

O melhor pescado é o cherne e a sardinha, uma boa opção ao alcance de todos.

Tem como hobby tocar gaita e assobiar. Gostaria de ter mais tempo para dedicar-se à música. Na folga, aos domingos, costuma ir a um dos trailers na Zona Sul beber uma cervejinha e ficar apreciando a vista maravilhosa da cidade. De entrada, os imperdíveis bolinhos de bacalhau ou pastéis de siri e de camarão, que vêm junto com o sorriso arrebatador do Mário, são bênçãos da terra de Araribóia.

Mário merece muitas orações para que permaneça por muitos e muitos anos. Estaremos na igreja do bairro de Fátima. Parabéns!

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

1 dia ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

1 dia ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

1 dia ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

2 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

3 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

4 dias ago
Publicidade