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Camboinhas debate se deve ter ônibus circulando pelas ruas do bairro

Escrito por Gilson Monteiro às 15:17 do dia 25 de setembro de 2023
Sobre: Moradores desaprovam
  • Rotatória de Camboinhas, Niterói
25set
Projeto da rotatória de Camboinhas prevê ponto de ônibus apenas no acesso ao bairro

Camboinhas debate nesta terça-feira (26), às 19h, se deve ter uma linha de ônibus circulando dentro do bairro. A permissão a ser dada ao consórcio Transoceânico pela prefeitura de Niterói contraria a maioria dos moradores. O debate será na sede da Soprecam e vai contar com a presença de membros do Ministério Público e secretários municipais.

Pesquisa feita pela Soprecam (Sociedade Pró Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas) aponta que 80% dos moradores são contrários à entrada de ônibus no bairro de classe média alta. Lembram que Camboinhas não foi projetado para ter transporte público em suas ruas e rotatórias estreitas.

Moradores disseram à Coluna que construtoras que erguem novos prédios no bairro residencial estariam pressionando o secretário de Urbanismo, Renato Barandier para este autorizar a circulação de ônibus em Camboinhas. Com a medida, reduziriam custos com o transporte de seus operários. A Secretaria de Urbanismo de Niterói é também responsável pelo planejamento do sistema viário.

Em seu último boletim, a diretoria da Soprecam diz que “vê com muita preocupação” a possibilidade de os ônibus passarem a circular pelo bairro. “Isto vai impactar negativamente o ordenamento, nosso meio ambiente com aumento da poluição, gerar insegurança e desvalorizar nosso patrimônio”, conclui a Soprecam.

A construção de uma rotatória no acesso ao bairro, projetada pela Secretaria de Urbanismo há três anos, inclui a implantação de uma via exclusiva para transporte coletivo, ciclovia e estação de ônibus com padrão arquitetônico semelhante às estações BHLS. Mas isto, está sendo feito somente no acesso a Camboinhas, para ordenar os fluxos de entrada e saída. O projeto não prevê a circulação de ônibus nas ruas residenciais.

Soluções alternativas

Pelo menos três soluções alternativas serão apresentadas por moradores durante a reunião: a primeira seria a Soprecam contratar uma Van para o transporte de empregados domésticos, em horários de manhã e da tarde.  A segunda, seria uma linha de micro-ônibus circulando em diversos horários; e a terceira, a instalação de um bicicletário na entrada do bairro, monitorado e com segurança.

Apesar de estar construindo uma nova rotatória na entrada de Camboinhas, o prefeito Axel Grael é alvo de muitas críticas pelo caos administrativo e urbano, principalmente na Região Oceânica, apesar de o município contar com uma arrecadação bilionária.

Só o prefeito ainda não percebeu que a sua máquina administrativa não funciona a contento. Ela é composta por mais de 80% dos secretários remanescentes dos oito anos da gestão de Rodrigo Neves. A grande maioria deles está acomodada ou já trabalhando nos bastidores para a volta do ex-prefeito em 2024.

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Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
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14 thoughts on “Camboinhas debate se deve ter ônibus circulando pelas ruas do bairro

  1. Além de colocar linha de ônibus para facilitar acesso deviam fazer a ligação camboinhas praia de Itaipu pelo canal construído uma ponte isso ia facilitar o acesso de quem mora em Itaipu e adjacências para piratininga desafogando o trânsito na trans oceânica que sempre está congestionada.

  2. É elitismo não querer ônibus no bairro? É!

    Mas se a maioria esmagadora dos moradores do bairro não quer, o desejo deles deveria ser respeitado.

  3. Como morador sou contra ônibus, o texto acima já detalha que o bairro com suas ruas estreitas não suportaria. Itacoatiara o ônibus não entra no bairro ele chega na entrada e volta. Não é uma questão de elitismo, mas de racionalidade. Depois da construção do Oásis e outros o volume de carros aumentou tanto que temos picos de trânsito na área em dias de semana. Van e bicicletário seriam as medidas certas. Não adianta utilizar planejamento de 1970 em tempos 2023… muita água já rolou. O que vejo nos comentários são de não moradores querendo o pior para o bairro pensando apenas em seus egos críticos sem nenhuma racionalidade.

  4. Não entendo os moradores de Camboinhas por não querer colocar ônibus no bairro pois em Itacoatiara possui linhas de ônibus e não existe bagunça, os moradores que não querem ônibus se acham superiores aos demais moradores de Niterói. A constituição diz que todos temos o direto de ir e vir !!! Que coloquem uma linha de ônibus com regra !

    1. Itacoatiara tem ônibus circulando nas ruas internas ou os ônibus só vão até a entrada deste?

    2. Já passou da hora de colocarem transporte público em camboinhas, e tb fazer uma ligação (ponte) ligando camboinhas a praia de Itaipu pelo canal isso facilitaria o acesso de quem mora ou está em Itaipu para piratininga sem precisar acessar a trans oceânicas que já não suporta mais a quantidade de carro que por lá transitam.

  5. Talvez a melhor solução seria o uso de micro ônibus que receberia os passageiros na entrada de Camboinhas e ficaria transitando apenas dentro do bairro.

    1. Nome já diz: transporte público.
      Filhos dos moradores de camboinhas a maioria deles vão para colégio em quadriciclos e os trabalhadores que vão para residência destes trabalharem vão marchando no interior do bairro camboinhas.
      Primeiro que Camboinhas não e um condomínio e sim um bairro mal planejado que nem calçadas para pedestres transitar não tem…
      Condomínio camboatá fora de Camboinhas, dispõem de uma Van para trabalhadores nesta irem subir aos seus respectivos trabalho.
      Micro ônibus, e de uma ótima ideia.
      Obs: 0800 para os usuários, este pode ser custeado pela associação soprecam.

    2. Paulo Sérgio a questão não é sobre a acessibilidade da população de baixa renda ao bairro, e sim da impossibilidade de circulação de ônibus mesa região. O trânsito já é caótico sem ônibus circulando, com ônibus vai ficar inviável.

  6. Ui Ui… os moradores de Camboinhas não querem ônibus circulando no bairro particular deles… vai trazer “gente diferenciada” pra região…

  7. As construtoras que paguem o transporte dos operários. Camboinhas não tem posto de saúde ou escola pública e não é passagem para outros bairros. Não queremos ônibus aqui.

    1. Desumano não garantir o direito de ir e vir para empregadas domesticas, babás, prestadores de serviços. Devem andar a pé quilômetros sob o sol e chuva? Camboinhas não é um condomínio fechado e a elite não pode determinar se pode ou não a entrada de transporte público por se preocuparem com a entrada de “pessoas diferenciadas”. Piratininga, Itaipu e Itacoatiaria são bairros da Região Oceanica e todos são atendidos por ônibus. O que diferencia Camboinhas dos demais sob a ótica da Constituição?

  8. BOA TARDE, É BOM LEMBRAR A TODOS QUE QUANDO A EXTINTA VEPLAN-RESIDÊNCIA NO FINAL DA DÉCADA DE 1970 E INÍCIO DA DÉCADA DE 1980, PLANEJOU E INICIOU AS OBRAS INCLUSIVE NA ÉPOCA EU MORAVA EM SÃO PAULO-CAPITAL E NO SHOPPING IBIRAPUERA HAVIA UMA MAQUETE DO BAIRRO DE CAMBOINHAS, COM O SEGUINTE SLOGAN:
    “ITAIPÚ VAI APARECER AO LADO DE UM BRASIL COM Z”
    NESTE PLANEJAMENTO CONSTAVAM LINHAS DE ÔNIBUS CIRCULANDO PELO BAIRRO, TANTO É QUE EXITEM ATÉ HOJE AS BAIAS DE RECUO PARA OS RESPECTIVOS PONTOS DE ONIBUS
    CAMBOINHAS DEVE TER ÔNIBUS SIM.

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