Publicidade
Categories: Notícias

Câmara de Niterói questiona controladora da prefeitura que defende o erário

Publicidade
A drenagem de Charitas é uma das muitas obras paralisadas ou paradas em Niterói

Todo mundo quer saber por que a Câmara de Vereadores de Niterói resolveu convocar a funcionária do Tribunal de Contas Cristiane Mara Rodrigues, que ocupa o cargo de Controladora Geral da Prefeitura de Niterói, para prestar depoimento. Justo ela que tem a obrigação de prevenir e combater a corrupção e atua na defesa do erário público.

A controladora é acusada de criar obstáculos a projetos apresentados pela administração e pelos vereadores. Só que, sua função, é justamente a de fazer cumprir as normas legais de controle do dinheiro público.

O estranhamente dos eleitores é porque seus vereadores não têm o mesmo empenho em cobrar ações efetivas do prefeito Axel Grael e seu secretariado. A Câmara tem convidado alguns secretários só para inglês ver, já que não cobram da Saúde, por exemplo, a falta de médicos e medicamentos na rede pública. Ou da Educação sobre a falta de professores e da merenda servida só quando a diretora da escola tem dinheiro para comprar gás de cozinha.

O presidente da Nittrans deveria ser chamado à Câmara para explicar o trânsito caótico da cidade, especialmente na Região Oceânica; a secretária de Serviços Públicos teria que justificar a falta de limpeza dos bueiros, rios e canais, além da buraqueira nas ruas de Norte a Sul; a Secretaria de Obras e a Emusa para explicarem o atraso de tantas obras que nunca são concluídas no prazo e recebem frequentes aditivos contratuais.

E mais: o presidente da Fundação de Artes de Niterói, para justificar os altíssimos gastos com eventos e licitações dirigidas; e o presidente da Neltur, para explicar por que vai gastar R$ 18 milhões de Niterói com a contratação de shows milionários para festejar os 450 anos de Niterói.

A Secretaria de Assistência Social também deveria ser chamada para explicar por que empurra com a barriga a grave questão social da população de rua, que já se transformou em questão de segurança pública, com tráfico de drogas e roubos.

Os Conselhos Tutelares são outros que devem explicações aos munícipes por fazerem vista grossa para o estado de abandono das crianças que são levadas à mendicância em Niterói. A Secretaria de Ordem Pública deveria dizer ainda por que nada faz em relação à ocupação indevida das ruas de Niterói como albergue.

E por aí vai a lista enorme de questões mal explicadas que deveriam prioritariamente ter os vereadores procurando respostas e cumprindo seu papel fiscalizador. Em vez disso, reclamam de quem apenas cumpre seu dever.

A Controladoria Geral do Município de Niterói (CGM) foi criada com a missão de promover o controle das ações de governo, a fim de garantir uma gestão responsável. A CGM aplica mais de 20 leis e decretos para normatizar, regulamentar e fortalecer instrumentos de controle dos recursos municipais. Mas parece incomodar àqueles que são contra seguir as normas de controle.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

2 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

3 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade