Publicidade
Categories: NotíciasPolítica

Câmara adia posse de Comte em um ano

Publicidade

Por iniciativa do vereador da oposição Bruno Lessa (PSDB), a Câmara de Niterói aprovou na sessão de hoje (14/12), por quinze votos sim e três abstenções, um decreto legislativo que autoriza “o adiamento da posse do vice-prefeito eleito de Niterói, Comte Bittencourt, para até o dia 31 de dezembro de 2017”.

O decreto somente não foi assinado pelos vereadores do PSOL (Renatinho, Paulo Eduardo Gomes e Henrique Vieira). Luiz Carlos Gallo também não assinou o documento porque está licenciado. A diplomação do prefeito, do vice e dos vereadores eleitos será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta-feira, às 16 horas, em cerimônia na Câmara dos Vereadores. Comte recebe o diploma de vice, mas não substituirá Rodrigo Neves no próximo ano.

Comte Bittencourt, deputado estadual e presidente do PPS, deve continuar com o cargo na Assembleia Legislativa. Segundo a justificativa do decreto votado hoje pela Câmara, sua renúncia na Alerj — “condição necessária à assunção do mandato de vice-prefeito de Niterói –, ocasionará, a partir de 01/01/2017, a redução do número de deputados ligados à cidade de Niterói”. Além de Comte, representam a cidade no legislativo estadual os deputados Waldeck Carneiro (PT) e Flavio Serafini (PSOL).

Para Bruno Lessa e os vereadores co-autores do decreto de licença “a situação estadual configura motivo de força maior, único fundamento previsto na Lei Orgânica do Município de Niterói (art. 58, parágrafo único) capaz de permitir a não assunção do cargo de vice-prefeito no dia 1° de janeiro do ano subsequente à eleição sem a declaração de vacância do cargo”, dizem os autores do decreto legislativo.

A licença concedida a Comte pela Câmara de Vereadores vai até dia 31 de dezembro de 2017, que é quando termina a validade do estado de calamidade reconhecido pela Lei estadual nº 7.483, de 08/11/2016. Caso a situação estadual  se normalize, admitem os autores do decreto que Comte reduza o período de licença e tome posse, finalmente, como vice-prefeito.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

3 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

3 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade