Publicidade
Notícias

Calçada se esfarela em frente a túnel

Publicidade

Em frente às bocas do túnel Charitas-Cafubá, calçadão da estação dos catamarãs que passou por manutenção em dezembro está se esfarelando / Foto Kinita Gold

Bem em frente ao túnel aberto na rocha do Morro da Viração, mas até hoje fechado ao trânsito em Charitas, o calçadão de acesso à estação dos catamarãs está se desmanchando todo. Segundo engenheiros, a concretagem do calçadão deve ter sido feita com mais água do que o indicado, ou o traço de cimento e areia estava errado.

Pelas redes sociais, a internauta Kinita Gold pergunta: “Alguém sabe que cimento é esse que acaba de ser colocado e logo se desmancha na calçada que fica em frente ao catamarã e ao túnel que ninguém pode usar?”. 

Conforme o cronograma de obras da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), o passeio da Avenida Prefeito Sylvio Picanço já entrou 53 vezes na lista de manutenções realizadas e paralisadas desde 2015. A mais recente foi feita em dezembro último, às vésperas de o prefeito Rodrigo Neves fazer uma festa de “entrega” do túnel (“não é inauguração, disse ele no dia 22 de dezembro).

Segundo o engenheiro Bruno Noal recomenda no site da Votorantim Cimentos, evitar o esfarelamento não é uma tarefa complexa, mas exige cuidados básicos como usar materiais de qualidade; utilizar a quantidade exata de água especificada, assim como obedecer aos traços adequados; bem como o tempo de cura do concreto.

O especialista acrescenta que, “quando em excesso, a água acaba exsudando e enfraquecendo o concreto, levando ao esfarelamento. Provoca uma fraca ligação entre os componentes, deixando o material mais suscetível a uma segregação, que tenderá a fazer com que seus agregados fiquem soltos ou fáceis de remover. A exsudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos”.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Confraria do Queijão celebra Bodas de Prata e tradição gastronômica em Niterói

Miro Arantes, Carlos Alberto Corrêa e o chef Rudney Paludo que, com sua equipe, preparou…

1 dia ago

Dos espetos gaúchos às cervejas premiadas: a história de Osmar Buzin em Niterói

Osmar Buzin na festa surpresa pelos seus 70 anos preparada pelas filhas Bárbara e Bianca…

2 dias ago

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

7 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

1 semana ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

2 semanas ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago
Publicidade